08 de março de 2024 . 18:25

AMATRA1 celebra a importância do Dia Internacional da Mulher

Neste 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a AMATRA1 destaca a relevância histórica da data e expressa solidariedade e reconhecimento a todas as mulheres, especialmente às magistradas, que desempenham papel imprescindível ao sistema judiciário trabalhista.

A presidenta Daniela Muller reafirma o compromisso da associação em promover a igualdade de gênero e construir um futuro mais justo e inclusivo para todas.

Para a AMATRA1, a celebração é uma forma de combate à discriminação e à injustiça. A entidade reconhece a ação das magistradas na busca por uma Justiça mais equitativa e na garantia dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade.

A data comemorativa se originou no movimento operário do início do século 20. Em 1908, 15 mil mulheres marcharam em Nova York por melhores condições de trabalho. A histórica manifestação inspirou a celebração internacional da data, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Desde então, o dia tem sido ocasião para exaltar as conquistas das mulheres e aumentar a conscientização sobre a desigualdade de gênero no mundo.

Mais instituições se manifestaram neste dia. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) publicou mensagem do presidente Cesar Marques Carvalho. Ele reforça o compromisso de combater a desigualdade de gênero e toda forma de violência ou assédio. 

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) reflete, em suas plataformas online, sobre as lutas históricas das mulheres, além de celebrar as conquistas atuais e defender um futuro mais justo.

Leia mais: Desembargador Maurício Drummond têm posse ratificada no TRT-1

Tribunal do Rio inaugura novo ambiente da Ouvidoria da Mulher

AMATRA1 participa de ato em defesa da Justiça do Trabalho < VOLTAR