02 de fevereiro de 2015 . 00:00

Amatra1 participa da posse da nova Administração do TRT/RJ

Reiterando o compromisso de campanha, de desenvolver uma administração democrática, com uma política de prevenção de demandas, por meio de um relacionamento mais estreito com os magistrados, servidores e sociedade, a desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos assumiu a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), no dia 30 de janeiro, em sessão solene realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia teve a participação do presidente da Amatra1, Paulo Périssé, e foi prestigiada por demais membros da Diretoria e associados.  

Em seu discurso, a nova Presidente do Tribunal elogiou a gestão do desembargador Carlos Alberto Drummond e garantiu dar seguimento aos trabalhos, com uma administração ética e transparente. A atenção à saúde dos magistrados e a valorização dos juízes de 1º grau foram pontos enfatizados pela desembargadora, assim como as propostas de ampliação das unidades de apoio judicial e da realização de concursos sucessivos, para preenchimento das vagas de Juiz Substituto.  

A magistrada também disse que irá criar equipes multifuncionais para atender todas as demandas de apoio técnico, principalmente no que diz respeito ao PJe-JT, instalado em 100% das Varas, mas que ainda apresenta deficiências. Outra preocupação da Presidente é com o aumento do número de ações impetradas na Justiça Trabalhista. Com isso, pretende valorizar a conciliação, evitando a judicialização dos conflitos resultantes das relações de trabalho. 

No sentido horário, a cerimônia, pomposa e formal, aconteceu no Theatro Municipal; o desembargador Carlos Alberto Drummond agradeceu a familiares e colegas de trabalho pelo apoio, durante sua gestão; a desembargadora Maria das Graças Paranhos foi empossada como Presidente e prometeu ética e transparência em seus atos

Ao se despedir de seu mandato, o desembargador Carlos Alberto Drummond afirmou que a conjugação de esforços com magistrados e servidores permitiu uma gestão afinada, promovendo a melhoria da prestação jurisdicional. Também citou feitos de sua administração como a modernização de Varas, a implantação total do PJe-JT e a instalação de novas unidades judiciais. Sobre os novos gestores, desejou-lhes sorte e afirmou serem profissionais de larga experiência, aptos para os cargos assumidos.  

Colocando-se à disposição da nova Administração para apoio no avanço da melhoria dos serviços prestados à população, o presidente da Amatra1, Paulo Périssé, saudou os gestores, corroborando a importância do diálogo, lembrando que um dos resultados positivos desse contato direto foi a aprovação da Emenda Regimental que permitirá, aos juízes de primeiro grau, participar da escolha dos dirigentes do Tribunal, a partir da próxima eleição.  

“A capacidade de ouvir diversos atores nos momentos de realizarmos escolhas vai muito além dos manuais de administração ou resoluções, e tem relação com o respeito e a consideração pelo outro. A sabedoria está, portanto, em considerar os diversos pontos de vista dentro de um processo franco de debate”, disse o presidente da Amatra1.  

A procuradora-chefe do MPT/RJ, Teresa Basteiro, e o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, também saudaram os novos membros da Administração do TRT/RJ. Em nome da Corte, o desembargador Gustavo Tadeu Alkmim falou de características profissionais e pessoais dos empossados, enfocando os desafios que serão enfrentados e destacando que a integração e a priorização da atividade jurisdicional devem ser as marcas da gestão que se inicia.

Para saudar a nova Administração do TRT/RJ, discursaram o presidente da Amatra1, Paulo Périssé; o desembargador Gustavo Alkmim; a procuradora Teresa Basteiro; e o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz

 Na solenidade, também tomaram posse o vice-presidente, a corregedora e o vice-corregedor do Tribunal, desembargadores Ana Maria Soares de Moraes, Edith Maria Corrêa Tourinho e José Nascimento Araújo Netto, respectivamente. Além deles, foram empossados os desembargadores Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, como presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais; Rosana Salim Villela Travesedo, como ouvidora; Evandro Pereira Valadão Lopes, como diretor da Escola Judicial; e Marcelo Antero de Carvalho, como diretor do Centro Cultural do TRT/RJ.

 

Fizeram parte da mesa diretora (esq - dir) do evento: a procuradora-chefe do MPT/RJ, Teresa Basteiro; o presidente do TRF2, Poul Erik Dyrlund; o presidente do TRT da 5ª Região, Valtércio de Oliveira; o secretário chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola (representando o Governo do Estado); a presidente empossada, desª Maria das Graças Paranhos; o ministro do TST, Aloysio Veiga; o presidente eleito do TJ/RJ, des. Luiz Fernando Carvalho; o desembargador federal André Ricardo Fontes; e o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. (foto - ascom TRT/RJ)

< VOLTAR