12 de agosto de 2019 . 13:08

Anamatra discute combate ao trabalho análogo à escravidão com órgão da ONU

O vice-presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, e representantes da Organização Internacional para as Migrações da ONU discutiram, na quinta-feira (8), ações e políticas para combater o trabalho em condições análogas à escravidão — em especial, à exploração de venezuelanos que imigraram para o Brasil. O encontro aconteceu na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Luiz Antonio Colussi afirmou que a Anamatra está à disposição para ajudar a criar medidas que ajudem a luta pela erradicação do trabalho em condições análogas às de escravizados realizado no país não só por venezuelanos como também por qualquer outro trabalhador. “Esta tem sido uma das principais bandeiras da diretoria de direitos humanos da Anamatra”, disse o vice-presidente.

Leia mais: Reforma Trabalhista não pode alterar decisão anterior à nova lei, decide TRT-1
Frentas inicia articulação no Senado contra pontos da PEC da Previdência
CSJT promove 9ª Semana Nacional da Execução Trabalhista

O encontro foi promovido pelo Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet).

Fontet levanta dados sobre trabalho em condições análogas à escravidão

Criado pelo Plenário do CNJ, o Fontet é composto pelo Comitê Nacional Judicial e por Comitês Estaduais Judiciais de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas. Seu objetivo é, por meio de dados estatísticos sobre o número, a tramitação, as sanções impostas e outros dados relevantes sobre inquéritos e ações judiciais que tratem da exploração de pessoas em condições análogas à de trabalho escravo e do tráfico de pessoas, buscar soluções para que as decisões da Justiça sejam mais efetivas.

Sobre a Organização Internacional para as Migrações

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) é a principal organização intergovernamental mundial líder em migrações. Criada em 1951, a Organização trabalha em estreita parceria com os governos, outras organizações e a sociedade civil para fazer frente aos desafios da migração.

*Foto: Anamatra < VOLTAR