10 de abril de 2024 . 13:08

Campanha ‘Abril Verde’ promove encontro sobre trabalho informal

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoverão, nos dias 23 e 24 deste mês, por meio do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, o seminário "Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho". Inserido nas atividades do “Abril Verde", o encontro tem o propósito de discutir questões  relacionadas ao trabalho informal e seus efeitos na saúde dos trabalhadores.

O seminário no TST, em Brasília, é destinado a magistrados, membros do Ministério Público, servidores públicos, advogados, estudantes e demais interessados. Serão abordados temas como a dimensão social da sustentabilidade, o trabalho informal no mundo, os impactos da ausência da previdência e seguridade social em serviços sem vínculo empregatício. Haverá oficinas e rodas de conversa.

“Abril Verde" é uma campanha que busca sensibilizar a população sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho, destacando datas significativas, como o Dia Mundial da Saúde e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A campanha envolve mais iniciativas, como a iluminação de prédios públicos para a conscientização sobre a importância de ambientes de trabalho seguros e a inclusão de uma pauta temática de julgamentos de processos relativos a acidentes de trabalho em varas e tribunais do Trabalho no país.

O Programa Trabalho Seguro, iniciativa conjunta do TST e do CSJT, concentra  esforços em promover a conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e fortalecer a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. A realização do seminário é parte das ações do programa, que visa contribuir para a redução do número de acidentes laborais no Brasil.

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do TST no YouTube. Para se inscrever, acesse o link do formulário. Para eventuais correções nos dados cadastrais dos participantes, será necessário enviar solicitação pelo e-mail eventospresenciais@enamat.jus.br.

Com informações do TST e do CSJT - Foto: Divulgação / TST.

Leia mais: Turma do TST decide anular demissão de funcionária gestante

Encontro no TRT reforça ação conjunta contra trabalho infantil

Desafios e direitos das famílias atípicas no trabalho < VOLTAR