18 de abril de 2023 . 12:39

CNJ inicia Censo do Poder Judiciário com questionários eletrônicos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou, nesta segunda-feira (17), o 2º Censo do Poder Judiciário, que vai atualizar o Censo de 2013. O objetivo é traçar o perfil de 285 mil magistrados(as) e servidores(as) dos 94 tribunais e conselhos de Justiça do país e obter informações sobre as carreiras e ambientes de trabalho por meio de questionários eletrônicos, de modo sigiloso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

A pesquisa pode ser respondida até 17 de maio, na página do 2º Censo do Poder Judiciário, onde há dois questionários: um para magistrados(as), outro para servidores. De 2013 para cá, as perguntas foram atualizadas e aperfeiçoadas. Foram inseridas questões sobre saúde mental, assédio, discriminação, violência ou ameaça sofrida pelos(as) magistrados(as) em decorrência da atuação jurisdicional e violência doméstica. 

Leia mais: Resolução do CNJ cria reserva de vagas para mulheres vulneráveis

AMATRA1 vai promover encontros literários em sua sede, no Centro

AMATRA1, MPT-RJ e UFRJ promovem seminário sobre trabalho escravo

São 63 questões objetivas (de múltipla escolha) para magistrados(as) e 48 para servidores. Em caso de dúvida, basta entrar em contato com censo@cnj.jus.br. A ideia é buscar subsídios que orientem políticas e ações dirigidas às pessoas que trabalham nas diversas unidades das instituições judiciárias brasileiras. A edição de 2013 gerou estudo sobre a presença de negros entre magistrados(as), o que fundamentou a adoção de política de cotas na Justiça brasileira. 

Em 2013, 64% dos(as) magistrados(as) e 60% dos servidores responderam o censo. A desembargadora Carmem Gonzalez, juíza auxiliar da presidência do CNJ, espera que, neste ano, estes percentuais sejam superados, “considerando a ampliação dos meios de comunicação nos últimos 10 anos”. 

A previsão do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ é apresentar os resultados do 2º Censo do Poder Judiciário em setembro. 

*Com informações do CNJ < VOLTAR