23 de fevereiro de 2024 . 15:58

Conquista do voto feminino completa 92 anos neste sábado (24)

O Brasil celebra neste sábado (24) os 92 anos da conquista do voto feminino, marco na história da democracia do país. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas promulgou o Decreto 21.076 e instituiu o Código Eleitoral, que reconheceu o direito de as mulheres brasileiras votarem. 

Desde então, o 24 de fevereiro representa não apenas um avanço na garantia dos direitos políticos das mulheres, mas também um símbolo da luta e da mobilização feminina por igualdade e participação na vida política.

A diretora-adjunta de Imprensa e Comunicação da AMATRA1, Ana Teresinha de França Almeida e Silva, destacou que o voto feminino é um direito fundamental que auxilia nos rumos do país e ressaltou a necessidade de maior representatividade da mulher nos cargos políticos. 

“O voto feminino foi uma conquista extremamente relevante para as mulheres e para sua efetiva participação na definição dos destinos políticos do país. Acredito que essa importante conquista histórica deveria ser acompanhada da inserção de um número mais representativo de mulheres em cargos políticos, a significar um ganho efetivo para a sociedade em termos de pluralidade e escolhas dos rumos da nação”, disse a diretora.

A conquista do voto feminino no Brasil foi resultado de um longo processo de ativismo e organização por parte de movimentos feministas, como a Liga para a Emancipação Internacional da Mulher e da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Fundadas respectivamente pelas pioneiras Maria Lacerda de Moura e Bertha Lutz, as organizações desempenharam papel fundamental na promoção da igualdade política e na pressão pela reforma eleitoral.

Ao longo das décadas, o direito ao voto feminino foi sendo gradualmente consolidado, o que culminou na sua obrigatoriedade em 1965, equiparando-se ao dos homens. 

Apesar dos avanços, persiste a luta pela igualdade de gênero e pela plena participação das mulheres na política. Situação que é reflexo da necessidade contínua de conscientização e de ações concretas para superar as barreiras históricas e culturais que ainda limitam o exercício pleno dos direitos das mulheres na sociedade brasileira.

Neste contexto, o aniversário da conquista do voto feminino não apenas comemora um marco histórico, mas também reafirma o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com a consolidação da democracia brasileira.

Dia Internacional das Mulheres

Em 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional das Mulheres. A data teve origem no movimento operário, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York por melhores condições de trabalho. A data internacional foi celebrada pela primeira vez em 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. 

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data é uma ocasião para saudar os avanços das mulheres e aumentar a conscientização sobre a desigualdade de gênero.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e do Portal da Câmara dos Deputados - Foto: Conquista do Voto Feminino /TSE.

Leia mais: Enamat inscreve até domingo (25) em curso sobre gênero e raça

Justiça do Trabalho celebra o Dia Mundial da Justiça Social

Associações de juízes contestam pesquisa do Tesouro Nacional < VOLTAR