20 de fevereiro de 2024 . 14:23

Justiça do Trabalho celebra o Dia Mundial da Justiça Social

Em comemoração ao Dia Mundial da Justiça Social, nesta terça-feira (20), a Justiça do Trabalho promove no país uma campanha nas redes sociais com o objetivo de destacar sua importância na solução e no julgamento de conflitos de questões trabalhistas. Sempre com foco na busca da equidade e do respeito aos direitos dos trabalhadores. 

Por meio de postagens nos perfis do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de tribunais regionais, como o TRT-1, a Justiça do Trabalho mostra ao internauta algumas das áreas em que atua.

A Justiça do Trabalho brasileira desempenha papel fundamental na proteção dos direitos dos trabalhadores listados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como a proibição do trabalho infantil (C182), a garantia da segurança e saúde no local de trabalho (C155), o zelo pelas mulheres durante a maternidade (C183), a regulamentação do trabalho doméstico (C189), o combate à violência de gênero e ao assédio no trabalho (C190) e a promoção da igualdade de oportunidades (C111). 

Com a aplicação das leis trabalhistas pertinentes, a Justiça do Trabalho luta para assegurar um ambiente de trabalho justo, seguro e igualitário para todos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 20 de fevereiro como o Dia Mundial da Justiça Social. A OIT promove nesta terça-feira (20) evento online com a participação de autoridades, especialistas e organizações dedicadas à abordagem de questões fundamentais relacionadas ao trabalho, direitos sociais e desenvolvimento.

O Dia Mundial da Justiça Social é uma oportunidade de reflexão sobre a importância da construção de sociedades mais justas e inclusivas, onde todos tenham acesso aos direitos básicos, como educação, saúde, trabalho digno e igualdade de oportunidades. 

O evento da OIT, em parceria com organizações internacionais, ressalta a necessidade de colocar a justiça social no centro das agendas políticas internacionais, nacionais e regionais. Temas como governança do trabalho, oportunidades de emprego, aprendizado ao longo da vida e reformas institucionais estão sendo discutidos.

Diante dos desafios enfrentados, a data oferece oportunidade importante de renovação do compromisso de países e governos com os direitos humanos e  justiça para todos, independentemente de origem, gênero, idade e situação socioeconômica.

Com informações de OIT e TRT-2

Leia mais: Desigualdade de gênero persiste no mercado de trabalho

Polícia Federal prende foragido condenado pela chacina de Unaí

Magistrados do TRT-1 atingem metas do CNJ < VOLTAR