15 de fevereiro de 2024 . 14:36

Polícia Federal prende foragido condenado pela chacina de Unaí

A Polícia Federal (PF)  prendeu neste Carnaval o empresário Hugo Alves Pimenta, um dos condenados pela chacina de Unaí. A matança comoveu o país em 2004. Três auditores fiscais do Trabalho e um motorista foram assassinados quando investigavam denúncias de trabalho escravo no município de Unaí, na região noroeste de Minas Gerais.

A prisão ocorreu na madrugada desta terça-feira (13) em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Havia um mandado de prisão expedido contra Alves Pimenta, que portava  um passaporte falso. 

O empresário havia sido condenado inicialmente a 96 anos de prisão. Após acordo de delação premiada, a pena foi reduzida para 47 anos e, posteriormente, para 27 anos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A chacina ocorreu em 28 de janeiro de 2004. As vítimas foram os auditores Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Aílton Pereira de Oliveira.

Os mandantes do crime, os irmãos Antério e Norberto Mânica, já foram condenados.  Antério está preso; Norberto, foragido.

A defesa informou que pedirá à Justiça a libertação de Alves Pimenta, sob o argumento de que a execução provisória da pena, decidida pelo STJ em 2023, é uma exceção. Ele estava foragido desde a decisão.

A chacina de Unaí é um marco no enfrentamento ao trabalho escravo no Brasil. O episódio levou o Ministério do Trabalho a instituir 28 de janeiro como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e o Dia do Auditor Fiscal do Trabalho.

Com informações de O Globo - Foto: Familiares das vítimas pedem Justiça em julgamento de Antério Mânica em BH (2022) / Jair Amaral/EM/D.A Press.

Leia mais: Sociedade civil cria data em defesa da Justiça do Trabalho

Associações de juízes contestam pesquisa do Tesouro Nacional

Nova diretoria da AMATRA1 é empossada para biênio 2024/2025 < VOLTAR