08 de fevereiro de 2024 . 15:21

Magistrados do TRT-1 atingem metas do CNJ

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) anunciou o cumprimento das Metas 1 e 2 do Poder Judiciário referentes ao julgamento de processos em 2023. Os resultados foram apresentados na primeira Reunião de Análise da Estratégia de 2024.

A 1ª Região registrou 101,6% no Índice de Processos Julgados (IPJ), atendendo à Meta Nacional 1, que consiste em julgar mais processos do que os distribuídos. Os resultados das unidades judiciárias de 1º e 2º graus  refletem o compromisso do tribunal em atender às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O tribunal alcançou 101,5% no Índice de Processos Antigos Julgados (Ipaj), em conformidade com a Meta Nacional 2, que visa julgar processos mais antigos. O índice é calculado mensalmente pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGE), levando em consideração o número de processos antigos julgados em relação ao estoque de processos pendentes ao final do penúltimo ano. 

Os resultados de 2023 estão sendo apurados com base nas regras de 2022, com os devidos ajustes de período. A apuração oficial será realizada após a publicação do Glossário das Metas Nacionais processuais do Poder Judiciário para 2023 pelo CNJ.

O TRT-1 também obteve sucesso em mais metas, como a taxa de congestionamento, inovação, combate ao trabalho infantil e promoção da saúde de magistrados e servidores. O índice de conciliação na fase de conhecimento, estabelecido pela Meta 3, permanece como um dos objetivos pendentes, com resultado próximo à "cláusula de barreira", de 40%, que, quando alcançada, já é considerada para fins de cumprimento da meta.

O alinhamento às diretrizes nacionais do Poder Judiciário foi desenvolvido pelo Comitê de Governança e Estratégia do TRT-1, que acompanha os resultados dos indicadores de desempenho e dos projetos.

Confira os indicadores, metas e projetos no Painel da Estratégia.

Com informações do TRT-1.

Leia mais: Associações de juízes contestam pesquisa do Tesouro Nacional

Justiça do Trabalho condena Luciano Hang a pagar R$ 85 milhões

Supermercado é condenado por discriminação racial

  < VOLTAR