05 de fevereiro de 2024 . 16:32

Justiça do Trabalho condena Luciano Hang a pagar R$ 85 milhões

A Justiça condenou as lojas Havan e seu dono, Luciano Hang, por coagir empregados a votar no então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro na eleição de 2018. A decisão do juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, estabeleceu o pagamento de mais de R$ 85 milhões em multas e indenizações.

A ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sustentou que Hang promoveu campanhas políticas dentro da empresa, além de ameaçar fechar lojas e demitir funcionários caso o candidato adversário no segundo turno, Fernando Haddad, vencesse as eleições. Os empregados foram constrangidos a responder pesquisas eleitorais internas para revelar as preferências de voto.

A decisão judicial destacou que tais práticas configuraram "voto de cabresto", por violar a liberdade de escolha política dos trabalhadores. Apesar das negativas por parte dos réus, o magistrado condenou-os ao pagamento da indenização milionária e proibiu a empresa e seu donoo de tentarem influenciar o voto dos funcionários no futuro.

O caso ressalta a preocupação crescente com o assédio eleitoral no ambiente de trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) contabiliza 3.505 denúncias de assédio eleitoral no pleito de 2022. Como a decisão foi de primeira instância, os réus podem recorrer da sentença. 

Com informações da UOL - Foto de capa: João Ávila/DES-Especial

Leia mais: Nova diretoria da AMATRA1 é empossada para biênio 2024/2025

Supermercado é condenado por discriminação racial

Com apoio da AMATRA1, pesquisadores debatem trabalho escravo

  < VOLTAR