28 de março de 2022 . 16:18

Desembargadores e juízes promovem lançamentos de livros nesta semana

Associados da AMATRA1 vão lançar quatro livros em eventos virtuais e presenciais, nesta semana. A obra “Direito do Trabalho: Perenidade e Atualidade”, organizada pela associação, será lançada em uma live com transmissão pelo YouTube e Facebook na sexta-feira (1º), às 15h. Já os desembargadores Gustavo Alkmim e Jorge Ramos e o juiz Fabiano Luzes farão eventos presenciais na quinta-feira (31), a partir das 17h. Alkmim vai lançar o livro de contos “O Futuro te Espera” na Livraria Leonardo da Vinci, enquanto Ramos e Luzes farão os lançamentos de “A Justiça do Trabalho e o Sistema de Precedentes do Novo CPC” e “Neopopulismo e Direito do Trabalho: Um Caminhar Desregulamentador e os Riscos para a Democracia” na Livraria do Wilsinho, ambas no Centro do Rio de Janeiro. Veja mais informações sobre os livros e os endereços das livrarias abaixo.

Em “O Futuro te Espera”, publicado pela editora 7 Letras, Alkmim estreia na literatura ficcional. A produção reúne 23 contos em que o autor narra – a partir de seu lugar de fala, mas também pela voz de personagens de outras naturezas – questões comuns vivenciadas diariamente. “Os principais temas são situações corriqueiras do ponto de vista das coisas que acontecem na rotina até as questões psicológicas e emocionais às quais todos estamos sujeitos”, disse o magistrado, que é mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.

Leia mais: Viviane Leite vai tirar dúvidas dos associados sobre a Mútua Anamatra
CNJ lança pacto do Judiciário para proteger e promover os direitos humanos
Congoleses sofrem para encontrar trabalho no Brasil, diz Sarah Mbuyamba

Os livros de Ramos e Luzes abordam temas jurídicos. Com “A Justiça do Trabalho e o Sistema de Precedentes do Novo CPC”, promove a análise comparativa do Código de Processo Civil, de 2017, com as leis dos Estados Unidos, do Reino Unido, de Portugal e da Alemanha. O desembargador também tratou dos artigos que regulam o IRDR (Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas) e o IAC (Incidente de Assunção de Competência) no TRT-1 e os precedentes dos tribunais superiores. 

“É importante que tenhamos regras claras e jurisprudência consolidada, justamente para tornar mais célere e eficiente a administração judiciária. Uma questão de interpretação de Direito não precisa levar décadas para esgotar todas as instâncias até os tribunais em Brasília”, avaliou Ramos.

A ideia de “menos direitos e mais trabalho” é analisada pelo juiz Fabiano Luzes na obra “Neopopulismo e Direito do Trabalho: Um Caminhar Desregulamentador e os Riscos para a Democracia”, publicada pela editora Mizuno. “Busquei pensar alguns aspectos, como o enfraquecimento das instituições trabalhistas, a dinâmica fragilizadora da solidariedade no mundo do trabalho, a sistemática tentativa de construção de novas formas de contrato distantes da tutela do Direito do Trabalho e, por fim, a ocorrência de uma gradativa relativização de institutos trabalhistas clássicos.”

A livraria Leonardo da Vinci fica na Avenida Rio Branco, 185 - subsolo, Centro, enquanto a Livraria do Wilsinho fica na Avenida Franklin Roosevelt, 23 - loja B - Centro.

Magistrados também lançam livro organizado pela AMATRA1 

Na sexta-feira (1º), a AMATRA1 vai promover uma live para lançar o livro “Direito do Trabalho: Perenidade e Atualidade”, coordenado pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Bárbara Ferrito, pelos desembargadores Sayonara Grillo e Eduardo Adamovich e pelo juiz Roberto Fragale. Com prefácio escrito pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maurício Godinho Delgado, a produção reúne 22 artigos científicos sobre diferentes tópicos do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho, como o trabalho por meio de plataformas digitais, acesso à Justiça e Reforma Trabalhista.

O evento terá a participação de organizadores acadêmicos e será transmitido nos canais da AMATRA1 no YouTube e Facebook, a partir das 15h. O livro está disponível para compra no site da editora Lacier, por R$ 100. Clique aqui para acessar.

Lives sobre protocolo de gênero e Mútua Anamatra

A semana também contará com outros dois eventos que poderão ser acompanhados virtualmente pelos associados. Na quarta-feira (30), às 17h, as diretoras da AMATRA1 Daniela Muller e Bárbara Ferrito e a juíza Patrícia Maeda, do TRT-15 (Campinas/SP) vão se reunir para debater a aplicação prática do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero na Justiça do Trabalho, recomendado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A 2ª vice-presidente da AMATRA1, Mônica do Rêgo Barros Cardoso, fará a mediação do encontro, que será transmitido nos canais do YouTube e no Facebook.

Na quinta-feira (31), os associados vão poder conhecer melhor a Mútua Anamatra. A juíza Viviane Leite, gestora nacional da Mútua, vai apresentar o funcionamento e constituição do grupo de ajuda para autogestão de pecúlio por morte, assim como os benefícios da participação. A reunião será pela plataforma Zoom, a partir das 17h30. O link será disponibilizado oportunamente, pelas listas de transmissão. < VOLTAR