13 de dezembro de 2021 . 11:41

Emmanoel Pereira é eleito presidente do TST para o biênio 2022-2024

O ministro Emmanoel Pereira foi eleito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para presidir a Corte e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no biênio 2022-2024, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, na quinta-feira (9). A vice-presidente e o corregedor-geral são a ministra Dora Maria da Costa e o ministro Caputo Bastos, respectivamente. A sessão solene de posse da nova diretoria será em 16 de fevereiro de 2022. 

Pereira demonstrou gratidão pela confiança depositada pelos colegas, e afirmou contar com o apoio e colaboração de todos no período em que estiver à frente da instituição. “O trabalho começa agora”, destacou. Dora Maria e Bastos também agradeceram pelos votos recebidos dos demais ministros.

Leia mais: Anamatra cria Comissão LGBTQIAP+ para apoiar a diversidade na magistratura
AMATRA1 firma convênio com empresa de assistência à saúde em domicílio
Justiça do Trabalho determina que Petrobras pague exames de empregados

A atual presidente, ministra Maria Cristina Peduzzi exaltou a harmonia entre os membros do Tribunal, desejando sucesso aos novos eleitos. “O que mais me emociona é constatar um tribunal unido, que preserva o valor do diálogo, e sobretudo objetivando, com essa composição harmônica, bem servir a Justiça do Trabalho e bem realizar nossos objetivos institucionais e constitucionais”, disse.

Trajetória profissional de Emmanoel Pereira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Emmanoel Pereira chegou ao TST em 30 de dezembro de 2002, em vaga destinada à advocacia. Representou o Tribunal como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e corregedor nacional de Justiça substituto, no biênio 2019-2021. Foi vice-presidente do TST e do CSJT de 2016 a 2018, e atuou como vice-diretor e professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Atualmente, integra o colegiado do Tribunal Pleno, o Órgão Especial, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos e o Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho. No CNJ, é presidente da Comissão Permanentes de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas e da Comissão de Solução Adequada de Conflitos. Também compõe as Comissões Permanentes de Comunicação do Poder Judiciário e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. 

Trajetória profissional de Dora Maria da Costa

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especializada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás, tomou posse como ministra do TST em 17 de maio de 2007, em vaga destinada aos magistrados. Ingressou na magistratura em 1987, como juíza substituta do TRT-10 (DF/TO) e, em 2002, foi promovida desembargadora do TRT-18 (GO) – órgão que presidiu de 2005 a 2007.

Vice-presidência do TST será ocupada pela ministra Dora Maria. Foto: TRT Goiás

Atualmente, compõe a Oitava Turma do TST e é diretora da Enamat. Antes de começar sua carreira como magistrada, atuou como auxiliar judiciário e técnico judiciário da Justiça do Trabalho de Minas Gerais. 

Trajetória profissional de Guilherme Augusto Caputo Bastos

Ingressou no TST em 4 de outubro de 2007. Cursou duas graduações – em Ciências Econômicas, no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e em Direito, na Universidade de Brasília (UnB) – e duas pós-graduações – em Direito do Trabalho, no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), e em Direito Material e Processual do Trabalho, na Universidade de León, na Espanha.

Ministro será corregedor geral da Justiça do Trabalho. Foto: TST

Atuou como servidor público do Tribunal Federal de Recursos (1976) e iniciou sua carreira na magistratura em 1989, no TRT-10ª (DF/TO). Foi promovido a juiz presidente da 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Dourados (MS), em 1991, e a juiz do TRT-23 (MT), no ano seguinte. Integra a Quarta Turma do TST e preside a Academia Nacional de Direito Desportivo.

Veja mais sobre os ministros no site oficial do TST.

*Foto principal: Aldo Dias/TST < VOLTAR