29 de julho de 2019 . 13:57

MPT lança Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançou a plataforma Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil. A ferramenta tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos e programas com base em informações sobre a realidade socioeconômica em que o trabalho infantil está inserido. A análise é feita por meio de dados extraídos de órgãos e entidades como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No evento de lançamento, Ronaldo Fleury, procurador-geral do MPT, afirmou que a plataforma irá contribuir com a organização prévia dos projetos de combate ao trabalho infantil, tendo em vista sua capacidade de unir dados de diferentes órgãos públicos. “O Observatório é um grande repositório de informações para que toda a temática relativa ao problema do trabalho infantil seja enfrentada”, disse.

Leia mais: ‘Justiça do Trabalho é a mais produtiva’, dizem Callado e Porto em artigo na Folha
ANPR alerta para injustiças no texto da Reforma da Previdência

Para Thaís Dumêt Faria, oficial técnica em Princípios e Direitos Fundamentais da OIT, outro benefício do Observatório é a democratização da informação, já que a torna acessível para quem quiser utilizá-la. 

“A informação no Brasil é muito detalhada e rica, mas o seu manejo, em geral, é limitado a pessoas que são técnicas e compreendem essa informação e como ele é feita. Então o observatório democratiza”, explica Thaís.

A secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, destacou a importância do instrumento para o cumprimento da meta de acabar com o trabalho infantil. “Essas informações ganham muita importância para que nós possamos contribuir, sim, para buscar o alcance da meta de eliminar todas as formas de trabalho infantil até 2025”, afirmou. < VOLTAR