14 de outubro de 2013 . 00:00

Presidente em exercício da Amatra1 prestigia inauguração de VT em Resende

Como forma de tornar mais célere a prestação jurisdicional no Sul Fluminense, a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região inaugurou, na sexta-feira (11/10), a 2ª Vara do Trabalho de Resende. Durante a solenidade, que contou com a presença de magistrados, servidores, advogados e autoridades locais, o juiz Luiz Nelcy Pires de Souza tomou posse como Titular da nova unidade. Representando a Amatra1, Paulo Périssé participou do evento.

O presidente do Regional fluminense chamou a atenção para o entrosamento que se verifica no Sul Fluminense entre magistrados, servidores, advogados e representantes dos municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real. "Provavelmente, não há outra região com tanta vontade de acertar. Os problemas são apenas triviais, questões do cotidiano", salientou.

A colaboração para a efetividade da Justiça também deu o tom do discurso de outras autoridades. O vice-presidente da Amatra1, juiz Paulo Guilherme Périssé, apontou a importância do aspecto estrutural para o bom desempenho do trabalho dos juízes. Já o presidente da 18ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Resende, Samuel Moreira Carreiro, a nova VT atende a um desejo antigo e vem em boa hora, devido ao crescimento da cidade. 

Para o juiz Luiz Nelcy Pires de Souza, empossado Titular da 2ª VT de Resende, esse bom relacionamento entre a advocacia e o Poder Judiciário é um patrimônio a ser preservado. "Temos um contato de respeito mútuo. E nunca poderemos perder isso, pois o prejudicado seria o jurisdicionado", assinalou o magistrado, que desde 2003 atua naquele município - até então, como Titular da Vara Única.

MONTAGEM 1
Momentos da inauguração da 2ª VT de Resende

Também compuseram o dispositivo de honra da cerimônia a corregedora do TRT/RJ, desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Resende, Jaime Corrêa Mattos Júnior.

NOVO ESPAÇO PARA TREINAMENTO

Com a nova VT, o Sul Fluminense ganha uma sala de treinamento da Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs) adaptada para aulas de Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). Trata-se do primeiro espaço do tipo no interior do Estado - até então, a Esacs só dispunha de salas em cidades da Região Metropolitana, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói. "Agora, os servidores não precisarão ir à capital para se qualificarem quanto ao PJe-JT", destacou o presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, para quem a nova VT contribuirá na melhor distribuição da Justiça na região.

MONTAGEM 2
As instalações da nova VT de Resende

Prestigiaram o evento João Beto Forte Pinheiro, gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Resende; Melanie de Paula, representante do município de Porto Real, Fábio Guimarães Chaves, representante da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Resende; e Ayrton Biochini Justo, presidente da 4ª Subseção da OAB - Barra Mansa. Pelo TRT/RJ, compareceram os juízes Sérgio Rodrigues Heckeler, da Vara Única de Barra Mansa, e Monique Caldura; além do diretor da Secretaria-Geral Judiciária (SGJ), Carlos Roberto Oliveira da Silva; da diretora da Secretaria de Manutenção e Obras (SMO), Sandra Alves Todesco; da diretora da Secretaria de Logística (SLG), Claudia Livramento; da diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sônia Regina de Freitas Andrade; da diretora da Esacs, Cristina Bernardo Neves; entre outros servidores.

A 2ª VT de Resende abre ao público já a partir desta segunda-feira (14/10), e funcionará em imóvel localizado na Rua Cônego Bulcão nº 74, Centro. A distribuição de ações continuará ser feita de forma física, pelo Sistema de Andamento Processual (Sapweb), até determinação em contrário.

** Com informações da ascom do TRT/RJ

< VOLTAR