19 de novembro de 2019 . 16:35

Reforma Trabalhista impede acesso pleno à Justiça, diz Carina Bicalho

As mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) impostas pela Reforma Trabalhista, em novembro de 2017, dificultaram o acesso do trabalhador à Justiça, na análise dos magistrados Carina Bicalho, José Dantas e Cláudia Pisco.

“A Lei 13.467/17 promoveu modificações substanciais nas normas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, constantes na CLT, e que acarretaram dificuldades no acesso do cidadão ao judiciário trabalhista, sem sombra de dúvidas”, afirmou o juiz José Dantas Diniz Neto, diretor da AMATRA1.

Segundo a desembargadora Carina Rodrigues Bicalho, “a lei inseriu ou alterou dispositivos que indicam a possibilidade de onerar o trabalhador hipossuficiente, mesmo beneficiário da gratuidade de Justiça, pelo mero acesso ao judiciário, como o pagamento de custas, honorários periciais e advocatícios, algumas dessas sem similar no sistema de Justiça”.

Para Carina, a Reforma Trabalhista trouxe, ainda, “alterações que podem reduzir a satisfação dos créditos trabalhistas na fase de execução”. “Todas essas alterações constituem óbice ao acesso pleno à Justiça do Trabalho”, completou.

Dantas afirmou ainda que os obstáculos para iniciar uma ação judicial alterou a quantidade de reclamações trabalhistas. De acordo com dados do TRT-1, a nova legislação contribuiu para a diminuição do número de processos: de 294.152 processos, em 2017, para 191.975, no ano passado.

“Uma vez que o trabalhador, via de regra, não possui condições de suportar a onerosidade processual gerada pelo implemento das novas regras, a Justiça do Trabalho sofreu redução significativa na distribuição de ações, com o início da vigência da Reforma Trabalhista”, disse o juiz do Trabalho.

Leia mais: AMATRA1 divulga nomes dos magistrados inscritos para curso em NY
TST cria programa para incentivar a participação feminina no Tribunal
‘Trabalho infantil viola direitos fundamentais’, diz Gloria Mello

A diretora da AMATRA1 Cláudia de Abreu Lima Pisco também avalia que os custas processuais afastaram o trabalhador da justiça.

“O aumento do risco de sucumbência por parte do trabalhador ocasionou a queda nos números de reclamações na Justiça do Trabalho”, apontou Claudia.

Reforma Trabalhista trouxe desafio à segunda instância

A desembargadora Carina ressaltou que o desafio cotidiano do magistrado na segunda instância “é interpretar e aplicar a legislação trabalhista elaborada neste contexto de ‘Direito do Trabalho de exceção’”.

“A Reforma, se por um lado, dificultou o acesso do trabalhador à Justiça do Trabalho, sem cuidar de reduzir a lesão trabalhista em si, aumentou a recorribilidade ao ampliar as hipóteses de recurso sem depósito recursal, ampliar uso do recurso por advogados em nome próprio e defesa de seus honorários e dos recursos em execuções em face de beneficiários da gratuidade cujas ações foram julgadas improcedentes e possibilitar o uso do seguro garantia, apenas recentemente”, finalizou.

*Foto: Agência Brasil < VOLTAR