16 de setembro de 2020 . 13:20

Suspense policial ‘Culpa’ será tema da live cultural desta sexta (18)

A atuação de um policial para resolver o sequestro de uma mulher é a trama central do suspense “Culpa”. O filme é o ponto de partida da live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (18). Com mediação do desembargador do TRT-17 (ES) Cláudio Couce, o encontro contará com o desembargador aposentado do TRT-3 (MG) e professor da PUC-Minas Márcio Túlio Viana e com o professor de Direito Ricardo Araujo Dib Taxi. O debate será transmitido pelo canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook, a partir das 17h.

No longa-metragem dinamarquês, o policial Asger Holm (Jakob Cedergren), antes acostumado à rotina das ruas, passa a operar a mesa de emergências, recebendo ligações e direcionando as ocorrências às delegacias responsáveis. Uma delas lhe chama atenção: uma mulher sequestrada pede ajuda, mas desliga rapidamente para não ser descoberta pelo sequestrador. Asger, então, se envolve no caso e, mesmo com poucas informações e sem poder sair da pequena sala em que trabalha, faz o possível para resgatá-la com vida.

“O que se toma como ponto pacífico, indiscutível e não sujeito à confirmação pela realidade, acarreta o risco do cometimento de erros graves, de injustiças, como bem descrito no filme. Os juízos a priori, pré-julgamentos, preconceitos e crenças são, não raro, vetores da impossibilidade do desvelamento dos fatos, do real, dos fenômenos sociais e jurídicos”, afirmou o magistrado e professor Cláudio Couce.

Leia mais: Mandado de segurança na JT é tema de bate-papo para associados
Magistrados debatem os movimentos sindicais, em live da AMATRA1
Associações iniciam sexta fase da campanha solidária contra a Covid-19


Um dos aspectos destacados por Ricardo Araujo é o estímulo imaginativo da obra, já que a trama é ambientada em apenas um cenário e os espectadores não veem o criminoso e a vítima, limitados a vozes nas ligações telefônicas.

“Desde ‘12 Homens e uma Sentença’ que não via um filme mostrar tão pouco e, ao mesmo tempo, nos levar tão longe em nossa própria construção imaginativa. Nesse caso, a construção de toda a ação na cabeça do protagonista e na nossa é permeada pela culpa, pelo trauma não exposto que persegue e deforma a percepção da realidade. Mas existe alguém que não seja atravessado por traumas que (de) formam sua visão das coisas?”, questionou Araujo.

O professor sugere que, em vez de apontar para um modelo de autoridade exemplar e plenamente transparente, o filme revela “justamente nossa condição humana atravessada pela precariedade e por pré-julgamentos dos quais nunca estamos realmente certos”.

O desembargador aposentado Márcio Túlio, professor no programa de pós-graduação em Direito da PUC-Minas, ressaltou, entre as questões que podem ser discutidas, que “um filme pode imitar a vida, mas poderá a vida imitar um filme?”

Dirigido por Gustav Möller, “Culpa” foi lançado em 2018 e está disponível no Telecine Play, no NOW, no Looke e no Google Play.

Veja o trailer:


Live cultural sobre o filme “Culpa”
Data: sexta-feira, 18 de setembro de 2018
Horário: 17h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR