02 de abril de 2020 . 16:53

Trabalho seguro em tempos de pandemia é destaque no Abril Verde

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende o isolamento social para conter o novo coronavírus, há trabalhadores que prestam serviços essenciais à sociedade, e por isso não podem parar. Diante da situação de risco que experimentam estes profissionais, a campanha Abril Verde deste ano terá ações da Justiça do Trabalho para agradecer a quem segue atuando presencialmente e alertar para a prevenção de acidentes e contaminações em massa.

Neste sentido, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e  o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) criaram a campanha “É tempo de agradecer”, que será veiculada nas redes sociais oficiais dos órgãos e replicada pelos Tribunais Regionais do Trabalho.  

Leia mais: Em webinar no Migalhas, Noemia Porto defende valorização das pessoas
Justiça do Trabalho aumenta produtividade em pandemia de Covid-19

Anamatra divulga nota sobre MP que pretende reduzir salários em pandemia


“O momento atual nos faz refletir sobre como é importante criar uma consciência acerca da necessidade de proteger o ser humano, em especial aqueles que precisam enfrentar momentos como esse na linha de frente, sejam nos hospitais ou em serviços essenciais, como supermercados, farmácias e redações de jornais”, pontuou a ministra Delaíde Miranda Arantes, coordenadora do Programa Trabalho Seguro.

Além das iniciativas nas redes sociais, as principais páginas dos sites da  Justiça do Trabalho estão sinalizadas com um laço para lembrar a data. As fachadas do TST e de alguns Tribunais Regionais também contarão com iluminação especial.

A iniciativa Abril Verde é uma das ações do Programa Trabalho Seguro. Criado em 2012, o projeto busca desenvolver ações voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho, um acidente de trabalho acontece a cada 49 segundos no Brasil.

"O cuidado com os empregados deve ser feito durante o ano inteiro e também em momentos de crise, como esse que vivemos”, destacou Delaíde. Indicado por integrantes do Comitê Gestor Nacional e aprovado pela presidente do TST e do CSJT, ministra Cristina Peduzzi, o tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais” pautará as ações e os eventos promovidos pelo Programa Trabalho Seguro no biênio 2020/2022.

Brasil

Em 2018, o número de acidentes de trabalho somou 477.415 em todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, segundo o governo. Cerca de 2.022 pessoas morreram durante o expediente. O número de mortes entre 2012 e 2018 chega a 16.455, de acordo com um levantamento do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

*Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil < VOLTAR