16 de dezembro de 2013 . 00:00

TRT/RJ - Tribunal faz entrega da comenda da Ordem do Mérito Judiciário

 A tradicional entrega da comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região reuniu cerca de 250 convidados na sexta-feira passada (13/12) para assistir à homenagem a 33 personalidades que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, em especial ao TRT/RJ, ou pelos relevantes serviços à cultura jurídica. Desta vez, o palco da solenidade, realizada pela primeira vez em 2004, foi o Centro Cultural do TRT/RJ, no Prédio-Sede.

Logo no início da cerimônia, a Bandeira Nacional foi posicionada ao centro do tablado especialmente montado para a ocasião. Em seguida, a banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro executou o Hino Nacional. Perfilados ao lado da corte do Tribunal fluminense, os homenageados - magistrados, servidores, membros do Ministério Público, autoridades do Poder Executivo, advogados, militares e integrantes da sociedade civil - foram sendo chamados em grupos para serem agraciados por diferentes desembargadores, que recebiam as medalhas das mãos de militares alabardeiros.

"Para o TRT/RJ, a data tem um significado especial, porque conseguimos homenagear pessoas que nos são caras, pessoas que contribuem para o engrandecimento do Tribunal. É esse o objetivo da Ordem do Mérito, integrar de coração essas pessoas que, no seu dia a dia, contribuem para o engrandecimento da Justiça", disse o presidente do TRT/RJ, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond.

Todos os homenageados, a partir de agora, passam a integrar o quadro da Ordem do Mérito Judiciário, reunindo-se a outros que, anteriormente, obtiveram o reconhecimento pelo trabalho realizado, em diferentes áreas de atuação, que contribuiu para o fortalecimento do Poder Judiciário Trabalhista fluminense.

Leia abaixo o depoimento de alguns dos agraciados:

"É uma grande honra receber essa homenagem do TRT/RJ, uma instituição que tem um papel muito importante para o equilíbrio do trabalho e das relações entre patrões e empregados, assegurando, dessa forma, o progresso da nação. Espero continuar merecendo o respeito do TRT/RJ e estou à disposição para continuar colaborando com o Tribunal." - Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, homenageado com o Grau Comendador

"Eu de fato me sinto honrado em receber essa homenagem depois de 25 anos de dedicação à minha carreira de procurador, obviamente ligada à Justiça do Trabalho. Nesse período, eu assisti à subida da importância da Justiça Trabalhista, e aqui no estado do Rio de Janeiro, sem dúvida, o TRT/RJ foi fundamental para esse crescimento. Receber essa comenda de um Tribunal que possui hoje em dia tamanha importância é uma honra, sem dúvida." - Marcio Octavio Vianna Marques, procurador regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), homenageado com o Grau Comendador

 

GALERIA AGRACIADOS 1
Alguns dos agraciados

"Essa homenagem a oficiais das Forças Armadas representa integração entre a sociedade civil e a militar. Recentemente, pude fazer um curso na Escola Superior de Guerra em conjunto com desembargadores do TRT/RJ, e foi muito profícua essa troca de experiências. A importância da Justiça do Trabalho é a de garantir os direitos dos trabalhadores brasileiros." - Gilmar Ferraço, contra-almirante da Escola Superior de Guerra, homenageado com o Grau Grande Oficial

"A Justiça do Trabalho é ferramenta muito importante para a democracia, pois viabiliza a paz social, a transação. Estabelece, na forma da lei, a melhor relação possível entre empregadores e empregados. Essa homenagem é uma forma de honrar a Associação Comercial, que sempre teve muito respeito pela Justiça do Trabalho. E esta, uma vez que se fortaleça, garantirá uma relação capital/trabalho mais tranquila, com menor número de processos." - Antenor Gomes de Barros Leal Filho, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, homenageado com o Grau Comendador

 

GALERIA AGRACIADOS 2
Outro grupo de homenageados

SOBRE A ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO DO TRT/RJ E SUA MEDALHA

A medalha concedida pela Ordem do Mérito Judiciário é constituída de quatro graus - GRÃO-COLAR, GRÃ-CRUZ, GRANDE-OFICIAL E COMENDADOR, cada um deles destinado a determinadas títulos.

A Ordem do Mérito Judiciário do TRT/RJ possui, como membros natos, os desembargadores federais do Trabalho do TRT/RJ e o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, no grau Grã-Cruz. Além disso, integra a Ordem, também como membro nato, no grau Comendador, o servidor do Tribunal que exerce a função de Secretário do Tribunal Pleno.

Os cidadãos que foram agraciados com a medalha, em qualquer grau, passam a compor a Ordem do Mérito Judiciário em dois quadros distintos: o ordinário, que possui efetivo limitado e é composto pelos brasileiros natos ou naturalizados; e o especial, que é ilimitado e composto pelas personalidades agraciadas que passarem à inatividade ou que concluírem seus mandatos, assim como os homenageadospost mortem.

< VOLTAR