04 de dezembro de 2019 . 14:39

Carta do Encontro Nacional do TJC destaca papel na efetivação de direitos

Os participantes do 14° Encontro Nacional do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) divulgaram, nesta terça-feira (3), uma carta sobre o impacto das ações em escolas públicas de todo o país. O texto destaca que o TJC é um “instrumento de efetivação dos direitos sociais dos brasileiros” pela Justiça trabalhista e enfatiza a relevância da atuação dos magistrados no programa.

A carta também convoca os Tribunais do Trabalho e suas Escolas Judiciais, os Poderes Executivos estaduais e municipais, e entidades da sociedade civil para unir forças em favor do programa. “Objetivamos que o TJC possa alcançar as diversas localidades do país, com a participação presencial dos magistrados, inclusive com o uso de novas tecnologias capazes de aproximar distâncias e difundir o conteúdo em novas plataformas e linguagens.”

Leia mais: Retrato de Marcos Cavalcante é inaugurado na 6ª Turma do TRT-1
TRT-1 altera horário de funcionamento das unidades a partir de 1° de janeiro
Programa Verde Amarelo retira direitos de trabalhador em acidente de trajeto

Encontro Nacional do TJC em 2019 aconteceu em 28 e 29 de novembro, em Porto Alegre (RS)

O 14° Encontro Nacional do TJC foi realizado pela Anamatra em Porto Alegre (RS), em 28 e 29 de novembro. O evento reuniu coordenadores regionais do programa, além dos representantes nacionais, para fazer um balanço das atividades realizadas neste ano. A diretora da AMATRA1 e coordenadora do programa na 1ª Região, Benimar Medeiros, participou do encontro.

Confira a carta na íntegra:

Carta de Porto Alegre

Os membros da Comissão Nacional do TJC, a Coordenadora Nacional do TJC, os Coordenadores Regionais do TJC e o Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, reunidos em Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil, nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, vêm a público divulgar a presente missiva, que nominamos “Carta de Porto Alegre em favor da educação e da cidadania ativa através do programa Trabalho, Justiça e Cidadania”.

Afirmamos que o Programa TJC – Trabalho, Justiça e Cidadania, da Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, é um instrumento de efetivação dos direitos sociais dos brasileiros, além de representar uma ação de cidadania da magistratura do Trabalho do Brasil, que busca difundir conhecimentos históricos, jurídicos e éticos, em uma perspectiva humanista. O Programa é, ainda, uma consistente ação institucional de alerta e de combate aos riscos de retrocessos dos direitos sociais no Brasil.

Reforçamos a importância estratégica da participação dos magistrados e das suas associações regionais na culminância nacional, que traz visibilidade para as ações pedagógicas institucionais, reforça os laços de solidariedade entre os magistrados participantes, permite a sinérgica troca de experiências e possibilita a revisão das práticas e dos conteúdos utilizados em âmbito nacional pelas Amatras que aplicam o TJC nas cinco regiões do país.

Reconhecemos que o TJC é um difusor de conhecimento que resulta em prevenção de litígio e disseminação da cultura de paz, fomenta a humanização dos magistrados que nele se envolvem e amplia a percepção da sociedade sobre o papel institucional do Poder Judiciário em difundir conhecimento e práticas dialógicas para solucionar conflitos.

Conclamamos a participação de todos os Tribunais do Trabalho do país, bem como das suas escolas judiciais, para agirem em sinergia com o TJC. A força da atuação social e pedagógica dos magistrados resulta em uma ação de comunicação social com profunda reverberação na sociedade e nos demais poderes da República, sendo, portanto, especialmente relevante buscar a sua introdução nas atividades de formação inicial e continuada dos magistrados, dada a imprescindibilidade da aproximação do Poder Judiciário com os cidadãos, seus jurisdicionados, conforme art. 17, IV, da resolução 02/2016 do CNJ.

Conclamamos, ainda, os Poderes Executivos estaduais e municipais para que atuem como parceiros do Programa TJC e o reconheçam como instrumento de aprendizado dos alunos da rede escolar, propiciando a participação dos professores nos cursos de formação e na condução do Programa na escola, especialmente com a utilização das cartilhas do TJC como material pedagógico.

Conclamamos, igualmente, o engajamento e o apoio das entidades da sociedade civil na difusão e promoção do Programa TJC, uma vez que o espraiamento dos valores da cidadania constitui elemento comum de todas as entidades que partilham a vida comunitária dentro do Estado Democrático de Direito.

Propugnamos, outrossim, que a participação dos magistrados aposentados é estratégica pela sua experiência e conhecimento acumulados, que devem ser transmitidos aos cidadãos e aos novos magistrados. Ademais, tal engajamento constitui uma dimensão de reconhecimento e enriquecimento dos magistrados aposentados.

Por fim, objetivamos que o Programa TJC possa alcançar as diversas localidades do país, com a participação presencial dos magistrados, inclusive com o uso de novas tecnologias capazes de aproximar distâncias e difundir o conteúdo em novas plataformas e linguagens.

Porto Alegre, 29 de novembro de 2020

Marcus Menezes Barberino Mendes

Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra < VOLTAR