05 de fevereiro de 2020 . 18:08

'Diga não ao trabalho infantil' é enredo do Batuque da Justiça

“Criança na rua, só se for na folia!” Com direito a samba-enredo e muita animação, a campanha “Diga não ao trabalho infantil – Lugar de criança é na escola” vai se unir ao bloco Batuque da Justiça, formado por servidores do judiciário (Sisejufe - Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro), e à bateria Fina Batucada, composta por mulheres, para levantar a discussão sobre o combate ao trabalho infantil e segurança no ambiente profissional. O ato será sexta-feira (14), a partir das 11h, no TRT-1.

A juíza Adriana Leandro, gestora regional de 1º grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, e o desembargador Alexandre Freitas participam da organização do evento.

“O objetivo é a conscientização da sociedade numa época em que há o aumento do trabalho infantil. É importante lutarmos contra a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes e pela segurança no trabalho em todos os momentos – até na folia no Carnaval”, afirmou Adriana, 2ª vice-presidente da AMATRA1.

Leia mais: Solenidade de posse da nova diretoria da AMATRA1 será dia 13

CNJ aprova proposta de programas de aprendizagem no Poder Judiciário

Dias Toffoli inclui pauta trabalhista entre temas de relevância em 2020

A campanha é fruto da parceria do TRT-1, por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem e do Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho; com a Sisejufe; com a AMATRA1; e com o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro.

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos para o Acordo de Cooperação Gloria Mello destacou que o ato dá visibilidade a assuntos relacionados aos direitos fundamentais e à dignidade da pessoa humana.

“Esses temas são o foco do Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro. O trabalho infantil e o trabalho exercido fora dos padrões de segurança colocam a vida em risco e degradam o futuro não apenas do indivíduo, mas também do nosso país”, disse.

A Caarj (Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro) e OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) também estão apoiando o evento.

Veja a letra do samba contra o trabalho infantil e pelo trabalho seguro:

Carnaval é tempo de celebrar a vida

Mas atenção! A segurança e a saúde 

De quem faz a festa acontecer

Não pode se perder na avenida.

Trabalho tem que ser seguro!

Capacete, luva, óculos de proteção

Se for preciso

Cobre isso do patrão!

Criança na rua, só se for na folia


Bolha de sabão, espuma e alegria

Então já sabe: se vir uma criança trabalhando

Disque 100 e vá logo denunciando!

Pule, cante, se divirta

Brinque com tudo nesse Carnaval!

Mas lembre de uma coisa muito séria:

Trabalho infantil não é legal!

Ato contra o trabalho infantil e pelo trabalho seguro no carnaval

Data: 14 de fevereiro de 2020

Horário: 11h

Local: Sede do TRT-1 - Rua da Imprensa, s/nº, Centro

 

*Foto: Wilson Dias/Agência Brasil < VOLTAR