06 de fevereiro de 2020 . 14:28

Conselho de Representantes homenageia conselheiro do CNJ Luciano Frota

O Conselho de Representantes da Anamatra homenageou o juiz do Trabalho Luciano Frota, que encerra seu mandato no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (6). A atuação de Frota foi elogiada pelos presidentes da Anamatra, Noemia Porto, e das Amatras.

O presidente da AMATRA1, Flávio Alves Pereira, e a 1ª vice-presidente da entidade, Alessandra Magalhães, participaram da reunião na sede da Anamatra.

Noemia Porto afirmou que o juiz titular da 3ª Vara de Brasília assumiu a responsabilidade do cargo, abraçando as grandes causas e atuando “de forma brilhante”. “Chamou para si grandes temas e dignificou a magistratura do Trabalho. Mostrou que a Justiça do Trabalho está capacitada para discutir desde o trabalho escravo à questão dos precatórios”, afirmou.

Para a presidente, o trabalho de Luciano Frota é admirado devido ao seu preparo e habilidade na defesa do Judiciário. “O presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Dias Toffoli, não fez uma despedida protocolar ao conselheiro. Fez questão de listar, item por item, as realizações de Frota que, em seu discurso, homenageou todos os servidores, indistintamente. E foi aplaudido de pé”, disse Noemia.

Leia mais: 'Diga não ao trabalho infantil' é enredo do Batuque da Justiça
Solenidade de posse da nova diretoria da AMATRA1 será dia 13
CNJ aprova proposta de programas de aprendizagem no Poder Judiciário

Os presidentes das Amatras também exaltaram o desempenho de Luciano como conselheiro, ressaltando sua defesa pelas liberdades públicas.

Luciano Frota lidou com demandas de associações durante o trabalho no CNJ e, em seu discurso de agradecimento, destacou a atuação ética e transparente da Anamatra. “As posições são firmes, convictas. A entidade tem discurso e tem prática.”

O conselheiro falou sobre o trabalho desempenhado junto ao movimento associativo da Anamatra e da Amatra 10 (DF e TO) durante sua carreira na magistratura.

“Sempre fomos companheiros de muitas lutas intensas. E dos mesmos sonhos na Amatra 10. Na maioria das vezes convergindo, mas sempre crescendo nas vezes em que divergimos, em questões de ponto de vista. Nunca divergimos nos horizontes que avistávamos, que é o horizonte de uma magistratura digna e de uma Justiça do Trabalho altiva. Sempre estivemos do mesmo lado nessa luta. Hoje eu tenho muito orgulho da minha associação ser presidida pela juíza Noemia Porto, uma referência no movimento associativo nacional”, afirmou.

A juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, da 4ª Vara do Trabalho de Aracaju, foi indicada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para ocupar a vaga de Luciano Frota no CNJ.

*Com informações e foto da Anamatra < VOLTAR