18 de setembro de 2019 . 13:24

Fórum da Lavradio receberá o nome do desembargador Tostes Malta dia 26

O Fórum Trabalhista da Lavradio passa a se chamar “Fórum Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta” a partir de 26 de setembro. A cerimônia para marcar a homenagem a um dos fundadores da AMATRA1 será às 15h, no térreo do edifício, no Centro do Rio. 

A viúva do magistrado, Silvana Ghessa Tostes Malta (foto), comentou que a família ficou feliz ao receber a notícia. “Ficamos orgulhosos porque meu marido está sendo reverenciado. Recebemos a homenagem com muita felicidade. Não consigo colocar em palavras a sensação de alegria que senti”, disse Silvana.

O advogado Rodrigo Tostes Malta, filho do homenageado, relembrou o empenho do pai pelos direitos trabalhistas. “Meu pai foi uma pessoa que viveu para a Justiça do Trabalho. A família toda ficou muito orgulhosa. Temos muita satisfação em saber que o nome dele ainda é lembrado”, afirmou.

Leia mais: AMATRA1 faz visita ao Museu Nacional de Belas Artes
Após acordo judicial, Fluminense usa slogan contra trabalho infantil na camisa
AMATRA1 promove dia de música ao vivo com Jorge Caetano

A decisão de nomear o Fórum da Lavradio em homenagem ao desembargador, falecido em 15 de março de 2017 aos 87 anos, foi aprovada pelo Órgão Especial do TRT-1, em 9 de maio.

Trajetória do desembargador Tostes Malta

Formado em 1952 pela Faculdade Nacional de Direito (FND), Christovão Piragibe Tostes Malta advogou até 1957, quando se tornou juiz substituto, por concurso público. No mesmo ano, foi promovido a juiz titular. Com o objetivo de defender a magistratura do Trabalho e lutar pela valorização da categoria, foi um dos 28 juízes do Trabalho reunidos na sala de audiências da 11ª Junta de Conciliação e Julgamento do TRT-1 para criar a AMATRA1, em 21 de maio de 1963. Por 23 anos, até 1980, o desembargador exerceu a magistratura no Tribunal. Fundou o escritório Tostes Malta Advogados, especializado na área da advocacia trabalhista, em 1989.

Tostes Malta também se destacou no meio acadêmico. Foi autor de diversos livros jurídicos, como “Prática do Processo Trabalhista”, “Direito do Trabalho Resumido”, “Prova de Sentença – Concurso para Juiz do Trabalho”, “A execução no processo trabalhista”, “Rudimentos de Direito do Trabalho” e “O mandado de segurança no Direito do Trabalho”. Lecionou em instituições de Ensino Superior e foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Estácio de Sá, onde também ocupou a vice-presidência. < VOLTAR