29 de agosto de 2019 . 15:48

Ronaldo Callado discute déficit de juízes na 1ª Região com presidente do TST

O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, expôs ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, a preocupação dos magistrados com o déficit de juízes substitutos no TRT-1, nesta quinta-feira (29), em Brasília. Callado apresentou dados da Corregedoria do Tribunal e pediu medidas para solucionar o problema.

Apesar de compreensivo com a questão, Brito Pereira afirmou ser difícil tomar providências imediatas em razão das restrições orçamentárias. No entanto, o presidente do TST pareceu otimista quanto a uma possível melhora da questão orçamentária em 2020.

Aposentadorias e remoções devem agravar déficit de juízes

Os dados da Corregedoria Regional do Tribunal apresentados na reunião mostram que o quantitativo de juízes substitutos — 121, no total —, deve diminuir em pouco tempo. Entre as razões para a redução do quadro, estão os requerimentos de aposentadoria de juízes e desembargadores e os pedidos de remoção.

Leia mais: 'É preciso proteger o trabalhador', diz Evandro Valadão em posse no TST
Relator da Reforma da Previdência apresenta parecer na CCJ do Senado
TST isenta empregado de custas em ação anterior à Reforma Trabalhista

O relatório também mostra o afastamento mensal de juízes devido às licenças (médica, maternidade, associativa e estudo), aos juízes à disposição do CEJUSC (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) e aos juízes auxiliares no TRT e TST, que agrava a situação. < VOLTAR