15 de julho de 2019 . 15:07

Seminário no Rio discutirá combate ao tráfico de pessoas no próximo dia 30

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, em 30 de julho, um seminário sobre o combate ao tráfico de pessoas. Reunindo magistrados, procuradores, defensores, delegados e especialistas no assunto, o evento é gratuito e marca o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, lembrado nesta mesma data. As inscrições podem ser feitas online.

O tráfico de pessoas é apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo. Segundo informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a prática faz cerca de 2,5 milhões de vítimas, movimentando aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano.

Estimativas do UNODC indicam ainda que a exploração sexual é a forma de tráfico de pessoas mais recorrente (79%), seguida do trabalho forçado (18%). Mulheres e crianças estão entre as principais vítimas.

Leia também: AMATRA1 cria comissão em defesa da diversidade na magistratura

À Rádio Nacional, Adriana Leandro alerta para prejuízos do trabalho infantil

Campanha Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lançada no Rio

Para discutir as perspectivas de enfrentamento a esse crime, foram convidados o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Estado do Rio de Janeiro, Renato de Freitas Souza Machado; a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Guadalupe Louro Turos Couto; a defensora pública federal Natália Von Rondow e a delegada da polícia federal Paula Mary Reis de Albuquerque. 

O evento também contará com a participação da coordenadora de Desaparecidos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Jovita Belfort. 

Serviço

Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas - Seminário na EMERJ

Data: 30 de julho

Horário: das 09h30 às 12h

Local: Auditório da EMERJ (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar, Centro do Rio de Janeiro)

Inscrições: gratuitas, pelo site da EMERJ < VOLTAR