03 de julho de 2020 . 16:28

AMATRA1 e Fiocruz fazem live ‘Covid-19 e a saúde dos trabalhadores’, na quinta

A AMATRA1, em parceria com o DIHS - Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural, da Fiocruz, vai promover a live “A Covid-19 e a saúde dos trabalhadores”, na quinta-feira (9), das 18h às 20h. O evento pretende debater os conceitos médicos ligados ao coronavírus e questões do universo laboral, como equipamentos de proteção individual, nexo de causalidade e salubridade, e segurança do local de trabalho. A transmissão será pelo YouTube da associação e pelo Facebook do DIHS. Para enviar comentários, basta inscrever-se no canal do YouTube.

Os debatedores são o médico René Mendes, especialista em Saúde Pública e Medicina do Trabalho e presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT); e a médica infectologista da Fiocruz Marília Santini de Oliveira, Mestra e Doutora em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas.

O juiz do Trabalho e ex-presidente da associação, André Villela, fará a medição do encontro on-line. “O evento promovido pela AMATRA1 e pela Fiocruz pretende oferecer à sociedade, por meio de especialistas, informações seguras sobre aspectos biológicos da pandemia, relacionando-os ao mundo laboral e às condições de desenvolvimento das atividades durante este período, com a análise das possíveis consequências e reflexos na Justiça do Trabalho. Mais do que nunca, as parcerias desenvolvidas pela AMATRA1 com diversos órgãos ligados ao trabalho e à saúde, em especial a do trabalhador, são mais necessárias do que nunca e demonstram o papel efetivo de nossa de associação no âmbito da sociedade fluminense”, destacou o magistrado.

Leia mais: Feliciano e Trindade questionam liminar sobre correção monetária, na Folha
Entregadores de aplicativos pedem direitos mínimos, diz Glaucia Gomes
CNJ pesquisa sobre saúde mental no Judiciário durante a pandemia


Uma das organizadoras da live, a juíza Lila Carolina Lopes, diretora da entidade, ressaltou que os membros do Judiciário trabalhista serão “instados a apreciar e julgar muitas ações envolvendo a questão da Covid-19”.

“Precisamos nos informar e estudar o assunto, que está na ordem do dia. A AMATRA1 objetiva instigar esse estudo, levar conhecimento e reflexão a partir das falas de reconhecidos médicos ligados à Fiocruz, entidade de referência em nosso país”, afirmou.

A doutora em Ciência da Fiocruz e advogada Maria Helena Barros, também integrante da comissão organizadora do evento, contou que a ideia para a live surgiu durante as aulas de um curso que o DIHS está ministrando para magistrados do Trabalho.

“Pensamos na importância de fazer uma divulgação maior sobre questões relevantes, como a realidade dos trabalhadores na pandemia e os casos de adoecimento, já que esta também é uma doença do trabalho. Achamos interessante ampliar as discussões para além do curso, para um número maior de magistrados e também para advogados e demais trabalhadores”, disse a pesquisadora. 

“A Covid-19 e a saúde dos trabalhadores”
Data: quinta-feira, 9 de julho de 2020
Horário: 18h às 20h
Local: YouTube da AMATRA1 e Facebook do DIHS < VOLTAR