24 de março de 2021 . 16:22

Bárbara Ferrito lança livro ‘Direito e Desigualdade’ em live

A juíza e diretora da AMATRA1 Bárbara Ferrito vai lançar, nesta terça-feira (30), o livro “Direito e Desigualdade - Uma análise da discriminação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos usos dos tempos”. O lançamento será em uma live promovida pela associação, em parceria com o Grupo de Pesquisa CIRT (Configurações Institucionais e Relações de Trabalho). A transmissão será pelo Facebook e pelo canal da AMATRA1 no YouTube, a partir das 18h.

Mediado pela juíza Áurea Sampaio, ex-presidente da AMATRA1, o encontro terá a participação da desembargadora Thereza Gosdal, do TRT-9 (PR), e da mestranda da UFRJ Luana Leal, integrante do CIRT. 

Bárbara pretende abordar, de forma breve, “mais para aguçar a curiosidade do que para dar respostas”, temas como discriminação, mercado do trabalho da mulher e pobreza de tempo, conceito criado por ela. “Falaremos, como em uma roda de conversa, sobre esses pontos sensíveis abordados no livro, e esquecidos na maioria das pesquisas que tratam do trabalho feminino”, explica a juíza.

Leia mais: AMATRA1 firma convênio com laboratório para exames clínicos
TRT-1 nega pedido de suspensão da execução feito pela Auto Viação 1001
‘A arma mais poderosa para uma mulher é a educação’, diz Ana Larissa Caraciki

A desigualdade de gênero no âmbito profissional e suas implicações no tempo de trabalho e de não trabalho são o foco principal do livro, estruturado em três partes. Na primeira, a autora fala sobre feminismo e da mulher no âmbito do trabalho. “É uma parte relevante, pois demonstra como certas violências sofridas pelas mulheres fazem parte da estrutura da sociedade. São enraizadas e, por isso, invisibilizadas.”

Na etapa seguinte, a diretora da AMATRA1 analisa o tempo conceitualmente. Ela se vale de dados colhidos por pesquisas estatísticas, e introduz a ideia de pobreza de tempo. “Por fim, no último capítulo, examinando conjuntamente os dois capítulos anteriores, tento demonstrar como o Direito participa da instituição e promoção desse mercado de trabalho discriminatório quanto ao uso do tempo”, conta a magistrada. 

“Direito e Desigualdade” é fruto da pesquisa desenvolvida pela autora durante o mestrado em Direito na UFRJ, e também da busca de Bárbara por compreender mais sobre a discriminação da mulher no campo do trabalho.

“Pareceu-me interessante tratar desse assunto a partir da questão do tempo, pois este sempre nos é apresentado como algo dado, imutável e igual para todos. As pesquisas mostram, no entanto, que, se o tempo é o mesmo, o uso que se faz dele não é. E pressões sociais e papéis de gênero, por vezes, impõem certos usos e retiram da mulher a soberania sobre seu próprio tempo”, afirma Bárbara, que é diretora de Cidadania e Direitos Humanos para Raça, Gênero e Diversidade na AMATRA1.

O livro foi publicado pela editora LTr e custa R$ 80. Clique aqui para conferir mais informações.

Live de lançamento do livro “Direito e Desigualdade”
Data: terça-feira, 30 de março de 2021
Horário: 18h
Local: Facebook e canal da AMATRA1 no YouTube < VOLTAR