13 de maio de 2020 . 16:29

Pesquisa investiga impacto da Reforma Trabalhista para as mulheres

Por meio de um questionário online, o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) está investigando como as brasileiras foram impactadas pela Reforma Trabalhista, vigente desde 2017. Com 12 questões, a pesquisa “Reforma trabalhista no Brasil: Implicações sobre as mulheres” também analisa as possíveis alterações no contrato de trabalho de ambos os gêneros durante a pandemia do novo coronavírus. Os resultados serão divulgados ainda neste ano. Clique aqui para participar.

De acordo com a desembargadora aposentada do TRT-4 (RS) Magda Barros Biavaschi, integrante do grupo de pesquisa, os magistradas do Trabalho, assim como trabalhadores de outras categorias de atividades, compõe o universo de análise.

Leia mais: Enamat promove curso sobre audiências e atos processuais telepresenciais
TRT-1 mantém proibição de Petrobras reduzir salário e jornada na pandemia
Dia Internacional da Enfermagem tem homenagens e alerta para mortes


“Em face da crise sanitária que se abateu sobre todos nós, decidimos, juntamente com nossos financiadores, adiar a entrega do trabalho para incluir no nosso objeto de investigação, além dos temas da Reforma Trabalhista, também o impacto dessa crise sanitária sobre os trabalhadores e trabalhadoras dos setores inseridos na pesquisa”, disse.

Além de Magda, as pesquisadoras Bárbara Vallejos, Márcia Leite e Thaís Lapa também compõe o grupo. Elas formam uma das cinco equipes que estudam a desigualdade de gênero na América Latina. < VOLTAR