13 de maio de 2020 . 16:46

Com pandemia, pedidos de seguro-desemprego sobem 22% em abril

Em abril deste ano, o Brasil registrou 748,4 mil pedidos de seguro-desemprego, segundo dados divulgados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, nesta segunda-feira (11). O valor representa aumento de 22,1% em relação a abril de 2019, quando foram feitos 612,9 mil pedidos. E o número ainda pode ser bem maior: o governo estima que outros 250 mil trabalhadores não conseguiram solicitar o benefício presencialmente por causa da quarentena provocada pela pandemia da Covid-19.

Em relação a março, houve aumento de 39,4% no número de requerimentos. No total, foram 2,337 milhões de pedidos de seguro-desemprego, na modalidade trabalhador formal, de janeiro a abril de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o número reflete crescimento de 1,3% - 2,306 de pedidos nos quatro primeiros meses de 2019.

Profissionais do setor de serviços representaram 41,6% das solicitações. Os do comércio representaram 27,7%; os da indústria, 19,9%; e os da agropecuária, 3,7%. Os estados que mais apresentaram número de pedidos foram São Paulo (217.247), Minas Gerais (85.990) e Rio de Janeiro (58.945).

Leia mais: Clacso investiga impacto da Reforma Trabalhista nas mulheres brasileiras
Enamat promove curso sobre audiências e atos processuais telepresenciais
TRT-1 mantém proibição de Petrobras reduzir salário e jornada na pandemia


Pedidos pela internet aumentaram na pandemia

Os dados também mostraram maior incidência de pedidos pela internet. Em 2020, 39,3% (918,6 mil) foram feitos pelo portal gov.br ou pela Carteira de Trabalho Digital, e 60,7% (1,4 milhão) foram realizados presencialmente. No ano passado, o número de pedido online representou apenas 1,6% dos pedidos (35,8 mil), contra 98,2% (2,2 milhões) solicitações presenciais.

Na primeira quinzena de abril de 2020, os requerimentos via internet chegaram a 90,2%. No entanto, em todo o mês, trabalhadores usaram a internet para dar entrada no benefício em 87% dos casos. A diminuição se deu devido ao aumento de atendimentos presenciais nos últimos dias do mês, já que o Decreto n° 10.329, de 28 de abril de 2020 definiu como essenciais as atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados.

O trabalhador formal que tem direito ao seguro-desemprego tem até 120 dias para pedir o benefício. Em caso de dúvidas, é possível ligar para o número 158, na central Alô Trabalho, ou encaminhar e-mail para as superintendências. O endereço eletrônico, para o Rio de Janeiro, é trabalho.rj@mte.gov.br. Nas outras unidades da Federação, deve-se usar a sigla do estado correspondente — por exemplo, trabalho.mg@mte.gov.br para Minas Gerais;  trabalho.sp@mte.gov.br para São Paulo, etc.

*Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil < VOLTAR