16 de abril de 2020 . 15:54

Fisioterapeuta conveniada da AMATRA1 dá dicas de exercícios para quarentena

O isolamento social é apontado por especialistas como essencial na contenção da pandemia do novo coronavírus, mas tem cobrado um preço à saúde física e mental da sociedade. Diante das restrições impostas pela quarentena, a prática do exercício físico, mesmo dentro de casa, pode ser um importante aliado para o bem-estar, reduzindo estresse e ansiedade. A fisioterapeuta conveniada da AMATRA1 Geovana Magalhães dá dicas de atividades que podem ser feitas com poucos recursos e fala sobre a importância de cultivarmos uma rotina.

“A atividade física é fundamental para as sinapses, acelerando o metabolismo, liberando química boa no organismo e desintoxicando nosso órgãos. É uma manutenção do corpo, da nossa saúde”, comenta.

Leia mais: Trabalhadores essenciais têm cotidiano registrado durante pandemia
Anamatra e ANPT alertam sobre risco ambiental no trabalho durante pandemia
Decisões da JT garantem quase R$ 172 milhões ao combate da Covid-19

Uma das principais queixas dos pacientes de sua clínica, o Instituto fisio GM, é o impacto da ausência de rotina nestes tempos. “É preciso ter disciplina. O organismo estava habituada a uma hora para despertar, comer, se exercitar. Quando você rompe com isto, o corpo sente”, avalia Geovana.

Um dos exercícios recomendados pela fisioterapeuta é subir e descer escadas em postura ereta, tomando cuidado para não encostar em nada. A atividade fortalece os membros inferiores sem sobrecarregar os joelhos, e também estimula a circulação sanguínea, diminuindo o risco de trombose.

Com objetos fáceis de encontrar em casa, como garrafas e cabos, é possível montar um pequeno circuito para exercitar o equilíbrio. “Quando você fica muito tempo deitado ou sentado, há uma desestimulação do cerebelo, que passa a funcionar com retardamento. Exercitar o equilíbrio é fundamental para estimulá-lo”, aponta a profissional. No vídeo abaixo, ela ensina os movimentos que devem ser feitos com o material. A atividade é recomendada para pessoas de todas idades.



O banho de sol também traz importantes benefícios à saúde. Passar cerca de 10 a 15 minutos diários perto de uma janela ou varanda é o suficiente, informa a fisioterapeuta. “As pessoas costumam associar o sol somente a Vitamina D. Mas ele ajuda a estimular também outras químicas das quais o organismo precisa.” Os horários mais recomendados são pela manhã, de 7h à 10h, ou no final de tarde, a partir de 16h.

Para aliviar as tensões na coluna, Geovana recomenda o alongamento da lombar, que pode ser feito no chão ou em uma cama. “Ajuda a ceder a musculatura e desprogramar a postura a qual o organismo se habituou.” No vídeo abaixo, ela demonstra como fazer o exercício.



Uma vez ao dia de atividade leve por 45 minutos é o suficiente para qualquer um, informa a fisioterapeuta. Com exercícios para todos os gostos, basta se organizar e ter disposição para levar uma rotina mais saudável.

*Foto: Freepik < VOLTAR