18 de março de 2024 . 16:03

Juiz lança glossário que traduz termos jurídico-trabalhistas

O juiz do Trabalho João Renda Leal Fernandes lançará um glossário com a tradução para o inglês de termos do Direito do Trabalho brasileiro. O livro tem a coautoria do professor norte-americano Gus Cochran. Anteriormente, o glossário integrava a parte final do livro "O Mito EUA - um país sem direitos trabalhistas?". Agora será publicado separadamente pela Editora Juspodivm.

“A obra busca preencher uma lacuna na literatura jurídica, proporcionando um recurso essencial para aqueles que necessitam de um entendimento claro e preciso dos aspectos jurídicos do mundo do trabalho, tanto em português quanto em inglês", afirmou o magistrado.

João Renda diz esperar que o glossário contribua para que outros países possam compreender melhor o sistema trabalhista e o funcionamento do Judiciário brasileiro.  

O “Glossário Jurídico-Trabalhista Português - Inglês / Inglês - Português” responde à crescente demanda por uma referência abrangente e acessível no campo do Direito do Trabalho. Com 340 páginas, o livro explica e traduz os principais institutos do sistema trabalhista brasileiro para o inglês e vice-versa.

Em colaboração com Gus Cochran, especialista em Direito Comparado e estudioso da Justiça do Trabalho brasileira, João Renda expandiu o escopo do glossário para incluir não apenas traduções, mas também explicações detalhadas de termos específicos dos cenários trabalhistas nacional e internacional.

“Espero que o glossário possa contribuir um pouco para possibilitar que juristas americanos entendam mais sobre o sistema legal brasileiro e trabalhista, porque a incapacidade dos americanos de falar outras línguas é uma barreira para aprender sobre outros sistemas legais. O direito do trabalho do Brasil oferece algumas vantagens que poderiam ser úteis para corrigir fraquezas no sistema americano”, comentou o pesquisador. 

Após visitar o Brasil, o professor descobriu que nosso sistema trabalhista é muito diferente do sistema dos Estados Unidos. Segundo ele, apesar das diferenças, comparar os sistemas de direito do trabalho/emprego dos dois países é “verdadeiramente fascinante”.

O livro também é resultado  das muitas audiências que o professor Cochran assistiu na Justiça do Trabalho no Brasil, especialmente no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).

Os autores incluem no glossário entidades como a AMATRA1 e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), além de tribunais, como o TRT-1. 

O glossário deve ser lançado oficialmente em abril, com eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo, e também no 21º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). O livro já está em pré-venda no site da editora JusPodivm. Leia algumas páginas da obra pelo link.

Foto: Capa do glossário.

Leia mais: Dia do Ouvidor e o compromisso com as demandas da sociedade

Juiz atualiza ‘O Mito EUA - um país sem direitos trabalhistas?’

Tribunal do Rio inaugura novo ambiente da Ouvidoria da Mulher < VOLTAR