07 de abril de 2021 . 15:42

No ‘Abril Verde’, JT cria campanha pela valorização da saúde mental

Para marcar o “Abril Verde”, mês de conscientização da saúde e da segurança laborais, o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho criou a campanha “Em conjunto - A construção do trabalho seguro depende de todos nós”. O objetivo é estimular e mobilizar empresas, instituições públicas e privadas, empregadores e trabalhadores para a construção de um ambiente profissional seguro e decente em tempos de crise, como o atual contexto da pandemia da Covid-19. As ações serão divulgadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os Tribunais Regionais do Trabalho.

Os impactos na saúde mental dos trabalhadores em decorrência das mudanças provocadas pela crise, como o isolamento social, o trabalho à distância e o medo constante de contágio pelo novo coronavírus, são os principais motivadores da iniciativa neste ano. De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 291,3 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez devido a transtornos mentais foram concedidos em 2020 — um aumento de 20,6% em relação a 2019, quando foram concedidos 241,4 mil.

“A pandemia acentuou os riscos econômicos, sociais e, principalmente, à saúde física e mental de todos, trazendo reflexos diretamente às relações de trabalho. É nesse contexto que a campanha busca atuar, levando informações de conscientização de que a saúde mental é um dever de todos, em cooperação”, afirmou a ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, coordenadora nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho.

Leia mais: Elisa Torres Sanvicente é promovida a juíza titular de Vara do Trabalho
Em artigo, magistrados do Trabalho criticam ataques à independência judicial
Juíza Bárbara Ferrito lança livro e fala de feminismo e administração do tempo


As instituições diretamente envolvidas na iniciativa vão compartilhar posts e vídeos para promover a disseminação de informações e a conscientização sobre os assuntos. Cuidados com a saúde mental, incentivo à troca de vivências na promoção de um trabalho seguro dentro das empresas e boas práticas entre gestores e empregados sobre as formas de superar os desafios impostos pela pandemia são alguns temas que serão tratados durante o mês. 

Segundo a presidente do TST e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, com as transformações no mundo do trabalho geradas pela pandemia da Covid-19, “é preciso investir, ainda mais, em medidas que evitem os danos à saúde física e mental que não foram escolhas conscientes do trabalhador”. “E é papel do empregador instruir os empregados, de maneira expressa e ostensiva, quanto às precauções a tomar a fim de evitar doenças”, completou.

As ações da campanha “Em conjunto” serão divulgadas pelos perfis do TST (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube), do CSJT (Facebook, YouTube e Twitter), do TRT-1 (Facebook, Instagram e Twitter) e dos demais Tribunais Regionais do Trabalho nas redes sociais.

Veja o primeiro vídeo da campanha:
< VOLTAR