29 de janeiro de 2021 . 14:37

‘Momento é de união’, diz Edith Tourinho em posse como presidente do TRT-1

Com mandato até 2023, a nova administração do TRT-1 tomou posse nesta quinta-feira (28), em cerimônia híbrida - presencial e virtual -, em decorrência da pandemia da Covid-19. Há 43 anos atuando na Justiça do Trabalho, a desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho assumiu a Presidência do Tribunal. A Vice-Presidência foi ocupada pela desembargadora Mery Bucker Caminha e, na Corregedoria Regional, foram empossados os desembargadores Jorge Fernando Gonçalves da Fonte (corregedor) e Theocrito Borges dos Santos Filho (vice-corregedor). A solenidade foi transmitida no canal do Tribunal no YouTube.

Em seu primeiro discurso como presidente do TRT-1, Edith Tourinho falou da presente crise causada pela pandemia da Covid-19 e homenageou, com um minuto de silêncio, as mais de 221 mil vítimas da doença no país. A desembargadora destacou que “o momento é de união e coesão” dos membros do Tribunal para a superação dos desafios e obstáculos a serem enfrentados. “Só a concórdia e a firme determinação no alcance dos objetivos traçados poderão determinar o sucesso de nossa administração”, disse.

Leia mais: AMATRA1 e AMATRA8 promovem debate sobre o combate ao trabalho escravo
‘Escravidão é indefensável’, dizem Carina Bicalho e Bárbara Ferrito, em artigo
Eleições Anamatra: magistrados podem registrar chapas até 22 de fevereiro


Sua trajetória no TRT-1 foi iniciada em 1977, como servidora. Dez anos mais tarde, após concurso público, foi empossada juíza substituta. Por antiguidade, em 1990, tomou posse como juíza presidente da 35ª Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro, cargo ocupado também na 1ª junta de Campos de Goytacazes, na 16ª junta do Rio de Janeiro, na 5ª junta de Duque de Caxias e na 1ª junta de Magé. Chegou ao cargo de desembargadora do Tribunal em 2 de dezembro de 2002.

“Tem sido um grande aprendizado a convivência com pessoas imbuídas do espírito de servir ao público, pessoas preparadas, com conhecimento jurídico e técnico, que trabalham com tolerância e respeito para com o outro. Em 1987, ingressei na magistratura na difícil tarefa de julgar, sempre tentando fazer o melhor, o justo, de reconhecer o direito a quem bate às portas desta casa procurando Justiça, obrigação de quem se dispõe a este trabalho”, afirmou a magistrada.

Outros três desembargadores também foram empossados na cerimônia: Cesar Marques Carvalho, como presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais; Leonardo da Silveira Pacheco, como diretor da Escola Judicial; e José Luis Campos Xavier, como ouvidor. Clique aqui para ver mais sobre a trajetória profissional dos integrantes da administração superior do TRT-1 no biênio 2021/2023.

Garantia da prestação jurisdicional continua sendo desafio, destacou Flávio Alves 

Ao participar da cerimônia por videoconferência, o presidente da AMATRA1, Flávio Alves Pereira, afirmou que a administração que se despede enfrentou, com sucesso, o cenário da pandemia do coronavírus, já que a entrega da prestação jurisdicional trabalhista se manteve intensa no período, como resultado da atuação de magistrados, servidores e da advocacia. E ressaltou que tal situação é a mesma a ser encarada pela gestão empossada.

“Garantir a prestação jurisdicional e a entrega do bem da vida reconhecida nas decisões judiciais continua sendo nosso grande desafio”, disse. 

Presidente da AMATRA1, Flávio Alves participou da posse da nova gestão do TRT-1 por videoconferência

O magistrado falou, ainda, do desafio relacionado à preocupante conjuntura social e econômica nacional, com queda no nível de ocupação e expansão do trabalho informal e precário. “A Justiça do Trabalho tem importante papel no desenvolvimento do Brasil, e vem assim atuando há quase um século. Aperfeiçoando-se e adequando-se às novas necessidades do país, mas sem perder o foco na sua atuação para a solução dos conflitos sociais, pacificando e garantindo a construção de um mundo melhor para todos.”

Também por videoconferência, o governador do Estado do Rio de Janeiro em exercício, Claudio Castro, destacou a importância de duas mulheres estarem à frente de um Tribunal tão importante como o TRT-1. “Este é um fato histórico e relevante para a nossa sociedade. É uma grande prova de que o TRT-1 está, muitas vezes, à frente de seu tempo. Sou fã declarado da Justiça do Trabalho e digo sempre que o maior projeto social que existe é o trabalho.”

O ex-presidente do Tribunal José da Fonseca Martins Junior lembrou que a pandemia, assim como a restrição orçamentária que afetou a Justiça do Trabalho, marcou grande parte de seu mandato. Ele mencionou algumas medidas adotadas para contornar a adversidade, como suporte às audiências e sessões telepresenciais e implantação do alvará eletrônico.

Edith Tourinho ocupa a Presidência do TRT-1 após gestão de José da Fonseca Martins

“O fechamento do Tribunal foi físico, mas a administração e jurisdição continuaram a ser prestadas, já que servidores e magistrados passaram a trabalhar à distância, tendo a área de tecnologia de informação desenvolvido diversos mecanismos para viabilizar o funcionamento do TRT-1”, disse o desembargador Martins.

Em transmissão ao vivo, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, João Batista Berthier Leite Soares, saudou a nova administração e exaltou o diálogo dos membros do TRT-1 com os integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

“A desembargadora Edith pode ter certeza que o nosso compromisso estará mantido, vamos continuar presentes. Uma sociedade capitalista tende a ter problemas no campo da Justiça. Mas a Justiça do Trabalho e o Direito do Trabalho são pontes necessárias que levam o sistema capitalista à democracia.”

Clique aqui para ver os demais integrantes da administração do TRT-1. < VOLTAR