12 de dezembro de 2023 . 14:31

Pecuária no Centro-Oeste representa 46% dos casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil

Relatório preparado pela organização não governamental Environmental Justice Foundation (EJF) aponta que o setor pecuarista do Centro-Oeste brasileiro é responsável por 46% dos casos de trabalho análogo à escravidão no país. Pactos estabelecidos entre o governo federal, setores econômicos e a sociedade buscam fortalecer a fiscalização e punir aqueles que submetem trabalhadores a condições desumanas.

O documento foi apresentado pela bióloga Luciana Leite, defensora da Biodiversidade e do Clima da EJF, em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta segunda-feira (11). O  ministro destacou a necessidade de maior rigor na detecção e monitoramento do trabalho escravo e de punições mais severas aos infratores. 

Os dados reforçaram a importância da participação da sociedade civil no enfrentamento do problema e mostraram a lacuna existente entre os resgates feitos e a efetiva criminalização dos responsáveis.

A juíza Ana Teresinha França, diretora-adjunta de Imprensa e Comunicação da AMATRA1, demonstra preocupação com o alto índice de trabalho análogo à escravidão na pecuária.

"O percentual de trabalho escravo detectado no setor pecuarista é realmente preocupante. Daí a importância dos pactos celebrados entre o Ministério do Trabalho e Emprego e setores da economia e da sociedade, na busca efetiva de medidas visando à erradicação da prática, o incremento da fiscalização e punição daqueles que submetem os trabalhadores a essa condição", disse a magistrada. 

Na audiência, Luiz Marinho falou sobre a assinatura de protocolos com viticultores no Rio Grande do Sul e produtores de café em Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo o ministro, são exemplos que podem ser seguidos pelo empresariado em geral.

O ministro ressaltou a intenção de continuar buscando acordos semelhantes com outros setores como parte dos esforços para combater o trabalho análogo à escravidão e infantil. 

Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego - Foto: Matheus Damascena/MTE.

Leia mais: PGR vai ao STF para Congresso criar lei protetiva ao mercado de trabalho feminino

Juízes associados da AMATRA1 recebem a Medalha de Mérito Judiciário do TRT-1

Falta de regulamentação compromete a estabilidade no emprego < VOLTAR