11 de dezembro de 2023 . 17:48

PGR vai ao STF para Congresso criar lei protetiva ao mercado de trabalho feminino

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) contra o Congresso Nacional por não criar ao menos uma lei de proteção ao mercado de trabalho das mulheres, como estabelece a Constituição de 1988.

Segundo a PGR, a ausência de legislação específica limita o potencial de desenvolvimento econômico e social do país, pois restringe a participação plena e igualitária das mulheres no mercado de trabalho. 

Na ação, a  procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, destaca a falta de leis destinadas a garantir os direitos trabalhistas fundamentais das mulheres.

A PGR aponta a inexistência de um regulamento decorrente do artigo 7º da Constituição, que assegura incentivos específicos para proteger o mercado de trabalho feminino. Proposições anteriores não resultaram em lei efetiva. A ação da PGR busca não só pressionar o Legislativo a agir, mas também garantir a implementação e efetivação dessas medidas no ambiente laboral feminino.

Após a ADO ser iniciada, o relator, ministro Edson Fachin, requereu informações ao Senado e à Câmara dos Deputados. O prazo estabelecido para o envio das informações é de até 30 dias. Em um segundo momento, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) terão, cada uma, 15 dias consecutivos para se manifestarem.

Com informações do STF e do MPF - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi.

Leia mais: Em homenagem ao Dia da Justiça, Cristo Redentor é iluminado de vermelho

Mutirão social proporciona orientação jurídica e documentos à população desassistida

‘Ninguém pode tirar proveito econômico de um estado de necessidade’, diz Daniela Muller sobre trabalho escravo < VOLTAR