29 de outubro de 2019 . 12:54

TRT-1 inaugura 1º centro de mediação de processos regional

O TRT-1 inaugurou o primeiro Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas Regional (Cejusc-Regional), em Petrópolis (RJ), nesta segunda-feira (28). A unidade vai receber sessões de mediação de processos em fase inicial, encaminhados pelas 1ª e 2ª varas do Trabalho da cidade. O Cejusc-Regional fica no térreo do Fórum Desembargador Carlos José Essinger Schaefer, onde se localizam as duas Varas do Trabalho do município.

O presidente do TRT-1, desembargador José da Fonseca Martins Junior, afirmou que a inauguração é apenas o primeiro passo do Regional, que tem por objetivo a interiorização dos Cejuscs. “Acredito que o Cejusc, de certa forma, resgata a história da Justiça do Trabalho, que é uma história de conciliação”, disse. O magistrado relembrou que o TRT-1 teve o maior valor arrecadado — R$ 366,4 milhões — na última Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, de 27 a 31 de maio.

A juíza aposentada Leydir Kling Lago Alves da Cruz, moradora da cidade, na Região Serrana do estado, vai trabalhar como voluntária no centro judiciário. “Acho que nunca deixei a Justiça do Trabalho. Então, quando surgiu essa oportunidade de atuar no Cejusc, me capacitei e estou muito feliz com esse retorno”, afirmou a magistrada, que coordena a festa de fim de ano dos terceirizados do Tribunal.

O Cejusc-Regional fica no térreo do Fórum Desembargador Carlos José Essinger Schaefer, em Petrópolis

Leia mais: Programa ‘Jornada’, do TST, fala da discriminação no ambiente de trabalho
Encontro de juízes negros aborda a representatividade racial na magistratura
Adriana Leandro participa do TJC em colégio estadual no Rio

Os servidores das Varas do Trabalho receberam treinamento prático para as sessões de mediação. A capacitação foi feita pelo Cejusc-CAP, que vai permanecer dando apoio à distância e presencialmente no início do funcionamento da unidade.

A cerimônia de abertura contou com a participação do desembargador Cesar Marques Carvalho, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), da corregedora do TRT-1, desembargadora Mery Bucker Caminha, do juiz Múcio Borges, coordenador do Cejusc-CAP de primeiro grau, e do diretor do Foro de Petrópolis, juiz Claudio José Montesso.

*Fotos: TRT-1 < VOLTAR