15 de outubro de 2019 . 16:41

Liderança no ambiente de trabalho é tema do programa 'Jornada', do TST

A liderança no ambiente de trabalho foi abordada na estreia da 2ª temporada do programa “Jornada”, do canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no YouTube. Profissionais de diferentes segmentos debateram o assunto no episódio “O que é liderança?” e apontaram os desafios enfrentados ao liderar equipes, assim como as características necessárias para formar um bom líder.

O professor e filósofo Mário Sérgio Cortella destacou que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho disseminaram distintos modos de liderança. “Durante muito tempo, concentrou-se a liderança em uma ou outra pessoa. Hoje, a liderança é circunstancial, isto é, depende da ocasião, da situação, do projeto e do momento”, disse. 

Para Cortella, “a humildade intelectual, que é a capacidade de saber que não sabe todas as coisas, é uma qualidade que a liderança deve ter se não quiser deixar de ser líder”. “A liderança que se supuser já conhecedora do que precisa perderá cada vez mais capacidade”, afirmou o professor.

Leia mais: TRT-1 dispensa uso de paletó e gravata por causa do calor
TST condena Santander por ofensa a empregada grávida
Nova versão do PJeOffice tem ajustes de segurança e atualização automática

Os conceitos e responsabilidades de líder e chefe foram diferenciados pelo antropólogo Roberto Damatta. Ele destacou que, diferentemente do líder, o chefe é contemplado apenas com um cargo formal. “O líder também pode ser chefe, mas existe uma relação de envolvimento com os liderados. Ele tem consciência que é liderado pelo papel que exerce, e muitos chefes não têm”, disse.

O fundador do site “Melhores Destinos”, Leonardo Marques, comentou a experiência de, atualmente, liderar uma equipe de 23 trabalhadores em dez cidades e sete países. O analista de sistemas, ocupando o cargo de diretor no portal, usa uma linha de liderança descentralizada, em que dá mais liberdade para os liderados em questões de horários, atividades e local de trabalho.

“A forma como trabalhamos inspira e motiva os funcionários, de forma que também produzam mais. E o nosso negócio tem um motivo. Não trabalhamos apenas para ganhar dinheiro”, afirmou Marques.

Programa quinzenal vai discutir temas como a magistratura do Trabalho

O “Jornada” vai abordar temas diversificados em mais cinco episódios. Além de liderança, os outros assuntos escolhidos para essa temporada foram “Discriminação no trabalho”, “Magistratura do Trabalho”, “Nova geração do empreendedorismo”, “Profissões estressantes” e “As caras da Justiça do Trabalho”. Cada episódio é lançado no canal do TST no YouTube quinzenalmente, às 12h das segundas-feiras.

Confira o episódio “O que é liderança?” na íntegra:

< VOLTAR