01 de abril de 2020 . 12:54

Aprovada no concurso unificado, Taysa Queiroz toma posse como juíza

A magistrada Taysa Queiroz Mota de Sousa Brito foi empossada administrativamente como juíza do Trabalho substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, nesta terça-feira (31). Ela é a primeira candidata aprovada no 1º Concurso Público Nacional Unificado para ingresso na carreira da magistratura do Trabalho a integrar o TRT-1.

Como a as atividades presenciais no TRT-1 estão suspensas devido à pandemia de coronavírus, a cerimônia administrativa aconteceu à distância. O termo de posse foi enviado à juíza, assinado e devolvido ao Tribunal.

Servidora do TRT-1 desde 2013, Taysa começou no cargo de técnico judiciário, e, três anos depois, foi nomeada como analista judiciária. A juíza faz parte do grupo de 12 servidores do Tribunal que foram aprovados no concurso.

Leia mais: Ação solidária da AMATRA1, AMAERJ e Ajuferjes é destaque na TV Globo
Senado aprova auxílio de R$ 600 a trabalhador informal durante pandemia
Raquel Maciel autoriza trabalhador a sacar FGTS por estado de calamidade


Natural da João Pessoa, Paraíba, estava removida para o TRT-13 (PB), onde foi assessora de gabinete da desembargadora Ana Maria Ferreira Madruga.

“Como o concurso era unificado e sabia que a possibilidade para o nordeste era muito pequena, sempre tive o Rio de Janeiro como minha primeira opção de lotação, por já estar adaptada ao Tribunal e à realidade da cidade. Fiquei muito feliz com a possibilidade de voltar para o Rio, me sinto em casa”, afirmou.

A juíza contou que “a magistratura trabalhista é um sonho muito antigo” que nutria desde a graduação em Direito. “Vou me integrar novamente ao Poder Judiciário, mas em uma outra perspectiva. Espero poder contribuir mais uma vez com a sociedade e, agora, com a responsabilidade de poder decidir. Quero estar sempre atenta aos valores constitucionais e às normas legais e ter sensibilidade e humildade para enfrentar as questões que aparecerem”, disse Taysa.

Outros dois magistrados aprovados no 1º Concurso Público Nacional Unificado também foram empossados administrativamente como juízes do Trabalho substitutos nos TRTs da 2ª (SP) e 14ª (RO e AC) Regiões. A solenidade de posse do juiz Eber Rodrigues da Silva, do TRT-14, foi feita por videoconferência e contou com a participação da presidente da Anamatra, Noemia Porto. Já a solenidade da juíza Lyvia Agra de Miranda, do TRT-2, aconteceu presencialmente no 17º andar da Unidade Administrativa I (Ed. Millenium), na Barra Funda-SP.

*Foto cedida por Taysa Queiroz Mota de Sousa Brito < VOLTAR