26 de dezembro de 2023 . 14:18

Dalva Macedo e Maurício Pizarro Drummond são os novos desembargadores do TRT-1

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) empossou administrativamente os novos desembargadores Dalva Macedo e Maurício Pizarro Drummond, nesta terça-feira (26). A presidenta da AMATRA1, Daniela Muller, comentou a importância do incentivo à diversidade na Justiça do Trabalho, que acolhe pessoas sem o perfil tradicional da magistratura, como mulheres e ex-sindicalistas.

“Acho significativa esta posse porque marca a diversidade da própria Justiça do Trabalho. Embora a magistratura ainda seja uma carreira muito elitizada, a Justiça do Trabalho certamente é a que apresenta a maior diversidade de gênero, de raça e de origem também”, ressaltou ela, que esteve na solenidade. 

A presidenta da AMATRA1 Daniela Muller e a desembargadora Dalva Macedo.

As promoções e indicações aconteceram na sessão ordinária no Tribunal Pleno realizada em 14 de setembro, mesma data da indicação da desembargadora Rosane Catrib, já empossada. A cerimônia foi conduzida pelo  desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do Tribunal. Os desembargadores empossados são associados da AMATRA1.

A promoção de Dalva Macedo ocorreu pelo critério de antiguidade, em decorrência da aposentadoria do desembargador Luiz Alfredo Mafra Lino. Maurício Pizarro Drummond foi promovido pelo critério de merecimento em vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos.

Posse dos novos desembargadores na presidência do TRT-1.

Trajetórias distintas

Em falas curtas, os magistrados discorreram sobre suas trajetórias tão diversas na Justiça do Trabalho.

Dalva Macedo foi a primeira pessoa da família a completar um curso superior,  a primeira a ingressar na magistratura e a se tornar desembargadora. Contou que é filha de lavadeira e que seus pais sempre trabalharam com muito sacrifício para ela poder estudar e chegar onde chegou. 

Maurício Drummond integra uma família de juristas renomados, principalmente na área trabalhista. Ele mencionou que foi estagiário no escritório do desembargador Cesar Marques Carvalho, advogado à época. 

Leia mais: Trabalho infantil aumentou no governo Bolsonaro, aponta pesquisa do IBGE

17º Encontro Nacional do Judiciário define metas da Justiça do Trabalho em 2024

Derly Mauro e Renato Paiva falam sobre os planos após a aposentadoria na Justiça do Trabalho < VOLTAR