19 de abril de 2021 . 13:05

Enajun e Fonajurd recebem até maio artigos sobre temas raciais

Artigos científicos inéditos sobre questões raciais e antidiscriminatórias podem ser inscritos, até 23 de maio, na primeira chamada pública para uma coletânea organizada pelo Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e pelo Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd). Pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos — graduação, especialização, mestrado e doutorado, concluídos ou em andamento — podem participar da seleção. 

Os trabalhos aprovados vão ser reunidos em uma obra coletiva digital que será lançada durante o 5º Enajun e 2º Fonajurd, de 27 a 29 de outubro. Os artigos podem ser assinados por até três pessoas, e o mesmo autor não pode figurar em mais de dois trabalhos. O regulamento prevê que a autoria deve constar apenas da ficha de inscrição. A assinatura nos próprios artigos será com uso de pseudônimos. 

Só serão aceitos artigos que permaneçam inéditos até a data da publicação da obra coletiva. Eles devem ter de 10 a 30 páginas, um resumo em português, com o mínimo de 100 palavras, e três palavras-chave em português. Os autores também devem digitar a pesquisa no Microsoft Word, aplicar as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) para citações e referências bibliográficas e seguir as orientações específicas de formatação do edital. Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Leia mais: Eleições virtuais para nova diretoria da Anamatra vão até a próxima quinta (22)
Juíza Bárbara Ferrito fala ao Globo sobre a lei contra desigualdade salarial
TRT-1 condena empresa Prosegur por discriminar gênero de trabalhador

Formada por professores e magistrados, a Comissão Científica e da Organização vai analisar os artigos recebidos quanto à adequação formal, à clareza no desenvolvimento do tema, à pertinência com a temática racial e antidiscriminatória e à relevância do problema tratado. Também serão critérios de avaliação a contribuição do trabalho para o enfrentamento do racismo e outras formas de discriminação e a qualidade do levantamento bibliográfico.

O resultado da seleção será em 9 de agosto, pelo Instagram do Enajun/Fonajurd. Na data, todos os inscritos vão receber o resultado via e-mail, independentemente de terem sido selecionados. 

Após o lançamento, a coletânea ficará disponível gratuitamente na internet. Havendo viabilidade técnica e financeira, exemplares poderão ser impressos para a distribuição em instituições de ensino, bibliotecas públicas e órgãos do sistema de Justiça.

Os interessados devem se inscrever por meio do envio do formulário de inscrição preenchido e do arquivo com o teor do artigo, assinado por pseudônimo, para o e-mail coletanea.enajun@gmail.com. Clique aqui para baixar o formulário de inscrição.

Cronograma: 

Até 23 de maio: Período de inscrição e submissão de artigos

De 26 de maio a 5 de agosto: Avaliação dos trabalhos submetidos

9 de agosto: Divulgação dos trabalhos selecionados para publicação

De 10 de agosto a 22 de outubro: Diagramação e editoração da Coletânea

De 27 a 29 de outubro: Lançamento da obra durante o 5º Enajun / 2º Fonajurd

*Foto: Jakob Rosen/Unsplash < VOLTAR