19 de dezembro de 2023 . 15:14

Novo Fórum de Resende homenageia o Juiz Marco Aurélio Almaraz Lima

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) inaugurou o novo Fórum Trabalhista de Resende (cidade no Sul Fluminense), batizado Juiz Marco Aurélio Almaraz Lima, em homenagem ao magistrado assassinado em 2002, em tentativa de assalto. Ele era associado da AMATRA1. 

Realizada na sexta-feira (15), a inauguração reuniu autoridades e representantes dos meios jurídicos, que conheceram a nova localização das duas Varas do Trabalho do município, agora situadas em um mesmo prédio. 

Presente à cerimônia, o juiz Rodrigo Dias Pereira, associado da AMATRA1, falou sobre a importância de Almaraz Lima. Pereira o descreveu como uma pessoa capacitada para enfrentar os desafios da Justiça do Trabalho, pela confiança nas decisões que tomava e pela serenidade. 

Marco Aurélio Almaraz Lima atuou como juiz titular por quase uma década até sua trágica morte em uma tentativa de assalto em Copacabana (Zona Sul do Rio). 

O novo prédio, no bairro Liberdade, proporciona ambiente de trabalho mais adequado para servidores, magistrados e advogados. Também representa uma economia considerável, pois cerca de R$ 120 mil anuais deixarão de ser gastos em despesas de aluguel.

O juiz André Villela lembrou que as Varas do Trabalho em Resende foram  desmembradas do município de Volta Redonda na primeira metade da década de 90.

Com a presença das Varas do Trabalho em um prédio único, se espera uma melhoria significativa na prestação jurisdicional, facilitando a vida dos trabalhadores e advogados, entre outros usuários da Justiça Trabalhista.

As atividades das Varas do Trabalho de Resende, que abrangem as vizinhas cidades de Itatiaia e Porto Real, no novo prédio começarão em 15 de janeiro de 2024.

Com informações complementares e foto do TRT-1. 

Leia mais: 17º Encontro Nacional do Judiciário define metas da Justiça do Trabalho em 2024

Derly Mauro e Renato Paiva falam sobre os planos após a aposentadoria na Justiça do Trabalho

Pecuária no Centro-Oeste representa 46% dos casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil < VOLTAR