13 de dezembro de 2023 . 15:59

Pacto Nacional se propõe a capacitar a juventude para o mercado de trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego, em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançou o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. A meta da parceria é gerar oportunidades de emprego para adolescentes e jovens no Brasil, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade, até 2030.

A iniciativa destaca a necessidade de investimento na educação e qualificação dos jovens, o que é frequentemente negligenciado, O mercado de trabalho os vê como mão de obra disponível em vez de priorizar sua preparação. O pacto destaca a necessidade urgente de investir na educação e no desenvolvimento qualitativo dos jovens.

O evento em que a parceria foi anunciada, na segunda-feira (11), teve a participação de representantes de grandes empresas, como Aegea Saneamento, Ambev, BRF, Magazine Luiza, Vale e WMcCann. As empresas se propuseram a promover a empregabilidade e a formação ao apoiar iniciativas já existentes, como a Lei da Aprendizagem e a Lei de Estágio, além de impulsionar programas de primeiro emprego.

Os dados do Censo Demográfico de 2022 indicam a urgência de ações direcionadas aos jovens, especialmente os 10,9 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que não trabalham nem estudam.

Com informações da OIT - Foto: Allexandre dos Santos Silva/MTE.

Leia mais: Pecuária no Centro-Oeste representa 46% dos casos de trabalho análogo à escravidão no Brasil

Em homenagem ao Dia da Justiça, Cristo Redentor é iluminado de vermelho

O amor pela Justiça do Trabalho nos une’, diz Daniela Muller, nova presidenta da AMATRA1 < VOLTAR