13 de outubro de 2020 . 13:15

Proteção de crianças e adolescentes é tema da campanha ‘Vote pela infância’

Para marcar o Dia das Crianças, comemorado na segunda-feira (12), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), os Fóruns Estaduais e Distrital de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram a campanha #VotepelaInfancia. Às vésperas das eleições municipais, a ação tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de eleger candidatos dedicados à proteção de crianças e adolescentes e dos direitos humanos. Entre as atividades propostas, a campanha vai divulgar vídeos de personalidades sobre o questionamento “O que é votar pela infância?”, além de mobilizar as redes sociais com postagens sobre o tema.

A campanha destaca que, além da família e da comunidade, o poder público também é responsável por garantir a proteção integral, com absoluta prioridade, a todas as infâncias e adolescências nos municípios. Por isso, principalmente no contexto da pandemia da Covid-19, é importante que os representantes escolhidos nas cidades sejam comprometidos com questões como educação pública de qualidade, saúde, segurança alimentar e todas as políticas sociais que garantam o respeito à criança e ao adolescente como sujeitos plenos de direitos.

Leia mais: Live da AMATRA1 vai discutir os desafios do exercício da magistratura trabalhista
Campanha solidária arrecada R$ 142 mil para auxiliar atingidos pela pandemia
Empresas conveniadas oferecem benefícios aos associados da AMATRA1


Para eleger políticos preocupados com essa causa, é preciso analisar as plataformas políticas dos candidatos e verificar se as propostas prezam pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à liberdade, à convivência familiar e comunitária e ao direito ao não trabalho.

A ação ressalta, ainda, ser fundamental que os cidadãos conheçam o papel, as atribuições e as responsabilidades constitucionais da atuação de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, especialmente em relação às políticas municipais de enfrentamento ao trabalho infantil e outras formas de proteção desta parcela da população.

Use a hashtag ‘VotepelaInfancia’

Para participar da campanha nas redes sociais, basta curtir, comentar, compartilhar e marcar os amigos nas publicações sobre o tema usando a #VotepelaInfancia. Todo o conteúdo será divulgado nos canais do FNPETI e da OIT no Instagram (@forum_fnpeti e @oit_brasil), no Facebook (@forum.fnpeti e @oitbrasilia) e no Twitter (@fnpeti e @OITBrasil).

  < VOLTAR