05 de julho de 2021 . 14:03

TST vai premiar reportagens sobre a JT e os avanços da Justiça Social

Em comemoração aos 80 anos do Judiciário trabalhista no Brasil, o 2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, promovido pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), vai reconhecer reportagens que abordem os avanços da Justiça Social no âmbito das relações de emprego. Cinco categorias serão contempladas pela premiação: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e mídias digitais. Os vencedores de cada categoria vão receber R$ 10 mil, além de troféus e certificados. As inscrições vão até 1º de agosto e devem ser feitas on-line. Clique aqui para acessar a página do prêmio.

Criado em 2019, a iniciativa tem como objetivo estimular e valorizar as produções jornalísticas que visam a reflexão sobre as relações de trabalho. Além disso, também reconhece o papel da imprensa na divulgação de conteúdos de importância social.  

Leia mais: MPT promove campanha contra o tráfico de pessoas e trabalho escravo
TST muda jornada de mãe por causa das necessidades especiais da filha
TRT-1 suspende recurso e mantém benefícios a trabalhadores da Eletrobras

A partir do tema “Justiça do Trabalho: a importância e os avanços da Justiça Social”, as obras poderão abranger pelo menos um dos tópicos: “Evolução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil”; “Conscientização da sociedade sobre a existência e a importância do Judiciário trabalhista”; “Justiça do Trabalho como instrumento da Justiça Social”; “Avanços e transformações dos direitos trabalhistas”; “Valorização da Justiça do Trabalho na construção da cidadania”; “Justiça do Trabalho em tempos de pandemia”; “Relação entre Justiça do Trabalho e o desenvolvimento econômico”. 

As obras devem ser editadas e publicadas em português, e podem ser assinadas por um ou mais profissionais. Serão aceitos trabalhos com data de veiculação de 1º de setembro de 2019 a 1º de agosto de 2021. Com exceção dos jornalistas cadastrados na categoria de mídias digitais, os inscritos precisam ter registro profissional reconhecido.

Para validar a inscrição, é preciso enviar todos os documentos estabelecidos no edital, como as cópias do documento de identidade e do registro ou inscrição profissional, a ficha de inscrição preenchida e assinada e o material jornalístico. No período de validação dos conteúdos, será enviado aos participantes um e-mail com o número de registro, para confirmar a inscrição. Quem não receber o retorno deve entrar em contato com a contatar a Comissão Especial, pelo endereço premiojornalismo@tst.jus.br.

A entrega do prêmio será em 5 de outubro, durante cerimônia na sede do TST ou de forma telepresencial, dependendo das condições da pandemia da Covid-19 no país.

Clique aqui para ver o edital na íntegra. < VOLTAR